Produção dos vereadores no 1º semestre

Walter Jr

No dia 7 de julho foi postado, no blog Acorda União capitaneado por Sérgio Rogério, a "exemplar" produção de nossos edis no 1º semestre de 2009. Vamos a uma rápida análise e ver as ações para controlar e fiscalizar os 51 milhões de receita do município para o ano de 2009.

Foto: West Harris.
Antes de mais nada temos que situarmos no tempo e espaço. A 1º sessão da Câmara ocorreu no dia 17 de fevereiro e a última no dia 30 de junho. Como nossos "ilibados" vereadores tem apenas um dia "cansativo" de trabalho no mês, eles realizaram apenas 16 sessões. Lendo de outra forma, esses senhores trabalharam 16 dias - apenas 2 horas por dia - em um semestre e ganharam cada um o equivalente a 42 mil reais. Isso mesmo pessoal: 42 mil reais para trabalhar apenas 16 dias num semestre. Você aí que trabalha 8, até 9 horas por dia durante 120 dias no semestre e ganha a miséria de um salário mínimo, o que acha desse fato? É justo quem não trabalha ganhar 42 mil num semestre enquanto quem trabalha ganhar 2.790 reais no mesmo período? Pense bem antes de vender seu voto na proxima eleição. Agora vamos ao "ranking", por produção (inócuas diga-se de passagem).

1º lugar: Manoel Feliciano
Indicações - > 22
Requerimentos - 04
Requerimentos Verbais - 04
Projetos de Lei - 03
Ofícios - 07
Análise: Não o conheço, não votei nele, mas conforme o conteúdo de suas indicações, requerimentos, etc. é possível claramente perceber que pelo menos a vontade inicial de trabalhar ele teve. Solicitou escolas, saneamento, legalização de nomes de ruas, audiências públicas sobre violência, pressionou para que a prefeitura transferisse verbas de algumas secretarias para o custei dos ônibus dos estudantes universitários, solicitou postos de saúdes em comunidades extremamentes carentes; questionou sobre as medidas que a prefeitura vem tomando sobre o risco de enchente, instalação de creches, cobrou maior agilidade nas prometidas obras do PAC, foi solidário com os trabalhadores da secretaria de Infra Estrutura que foram até a câmara denunciar a "honrosa" pessoa de Paulo Cesar Felix - O Paulo Malvadeza; O problema é: nada do que o vereador Manoel pediu foi feito. Pelo menos esse pode lavar as mãos, uma vez que, se a Câmara fosse independente da prefeitura, ele teria mais exito em conseguir melhorias para os cidadãos de União.

2º lugar: Bobo
Requerimentos - 14
Requerimentos Verbais - 07
Indicação Verbal - 01
Ofícios - 12
Análise: O presidente da Casa do Povo. Solicitou coisas como limpeza de bueiros, campanha contra a dengue (não se necessita de campanha e sim de atitudes positivas do Poder Público), requereu o gasto com iluminação pública (não sei pra que já que nada foi cobrado com os dados junto a CEAL), pediu iluminação nos frios (coisa que não foi atendida pelo "competente" Paulo Cesar Felix)ja que moro lá e vejo apenas o breu, tentou sem sucesso trazer para a administração municipal a gestão do Ginásio Estadual e da piscina criadora de dengue do bairro Roberto Correia de Araujo, em vez de tentar viabilizar uma Farmácia Popular, tentou que o CDL daqui abrisse uma farmácia que funcionasse a partir das 22h, reclamou da bagunça do transito palmarino; tentou pedir ajuda aos órgãos responsáveis pelo desmatamento desenfreado de nossas matas, sem sucesso; apoiou os trabalhadores da sec. de Infra Estrutura que denuciaram o citado secretario, também sem efeito prático; apoiou os estudantes universitários na luta contra o desmando do prefeito, inclusive doando dinheiro do "proprio bolso" junto com Manoel Feliciano e forçando os demais vereadores a fazer o mesmo - inclusive afirmou que aprovaria a qualquer hora a lei que garantisse o transporte gratuito; no mais destribuiu parabenizações a diversas "personalidades importantes" de nossa cidadela como: desembargador Otávio Praxedes, Dr. Roberto Liberato, gov. Teotonio Vilela e ao nosso prefeito Kil. E continuamos sem nada de melhorias palpáveis para a população.

3º lugar: Tutu
Requerimentos Verbais - 12
Requerimentos - 11
Ofícios - 11
Análise: Esse se preocupou com ruas sem nomes, com a limpeza do asséptico Açougue Municipal, solicitou a presença irrisória da Vigilância Sanitária no Mercado Público, requereu que algumas ruas fossem calçadas, encaminhou ofício as autoridades competentes para a manutenção do único(!) semáforo da cidade - como todo podem comprovar sem sucesso, solicitou a criação de alguns bueiros em algumas localidades extremamentes carentes - porque não solicitar logo o saneamento básico vereador? Ah, o sr. já sabia que seu pedido não seria atendido...; requereu que a prefeitura "colocasse pra funcionar" os equipamentos de raio X, eletrocardiograma, mamografia a a piscina de hidroterapia, do posto de saúde dos terrenos, e que as consultas sejam marcadas no próprio posto; requereu também que fosse colocado no PETI carteiras escolares, ventilador, instalação elétrica, bebedouro, contratação de professores e vasos sanitários - quer dizer que não existe nada disso lá?; solicitou a limpeza do Rio Cana Brava à sec. de Infra Estrutura - o que não foi feito; requereu a mesma secretaria que fosse colocado piçarro e metralha na frente da escola Edvar de Souza - porque não requerer logo o calçamento vereador? Os estudantes merecem andar na lama?; tentou fiscalizar o gasto com motoristas da sec. de Educação, Infra Estrutura e Saúde, sem sucesso; sobre as denuncias ao sec. Paulo Cesar, o mesmo se disse solidário aos trabalhadores pois ele é "funcionário de lá" - como podemos ver diariamente, nada foi feito. Pediu providências sobre a falta de água no povoado Santa Fé - não foi atendido; Requeriu que o Ministério Público Federal(!?) para investigar a associação do sítio Gordo - o engraçado é que nosso vereadores não solicitam o MPF para investigar outras coisas que deveriam realmente serem investigadas... Por fim, fez agradecimentos a sec. de Saúde e a outras Câmaras Municipais...

4 º lugar:Fabian Holanda
Requerimentos Verbais - 11
Ofícios - 14
Moção - 01
Requerimentos - 02
Voto de Pesar - 01
Falta - 01
Análise: Esse é o "líder do Governo"... Comentou que os sec. municipais não respondem os ofícios - apenas COMENTOU e nenhuma providência foi tomada; solicitou a prefeitura a instalação de mais postos de saúde na cidade - sem tocar na qualidade dos serviços; solicitou a prefeitura providências sobre as moscas - deveria ter solicitado agilidade na instalação do Aterro Sanitário Municipal que acabaria com as mesmas; Solicitou que as festas na Serra da Barriga fossem transferidas para a cidade - o motivo ele não explicou - acho que ele não estava afim de sujar seu carrão na estrada de barro; requereu que o Tribunal de Justiça viesse atpe União realizar a Justiça Itinerante - ele "esqueceu" que aqui existe Promotoria, Fórum Estadual e Federal; requereu que a TV Gazeta, TV Alagoas e programa Fique Alerta viessem até União mostrar a situação do Ginásio Estadual e da piscina criadora de dengue - Porque o sr Fabian não fez a mesma solicitação quando os estudantes precisaram mostrar a má vontade do prefeito em relação a outras questões que saltam aos olhos em nossa cidade? Ah lembrei, o sr. é o líder do governo...; Solicitou as secs. de Educação e de Saúde que fossem doados óculos - isso já deu problema vereador! Como o sr. é irônico! Sobre as denuncias ao sec. de Infra Estrutura, solicitou que o mesmo fosse afastado numa tentativa de enganar os mais inocentes - obviamente que não foi atendido e o citado secretário continua tocando obras de qualidade vergonhosa como a do lado da Igreja Assembléia de Deus; como não podia faltar, fez vários agradecimentos a pessoas que nem moram aqui incluindo até jogadores de futebol... Lástima! Ah, ia esquecendo! Fabian BARROU o requerimento do vereador Manoel Feliciano que pedia para que a prefeitura tomasse providências sobre a iminência de cheia sem dizer o motivo. Que representante?! Satisfeitos eleitores?

5º lugar: Elvinho
Requerimentos - 06
Requerimentos Verbais - 04
Indicação - 01
Ofícios - 03
Projetos de Lei - 02
Análise: Aqui começamos a acompanhar a produção "mais modesta" da Casa. Entregou projeto de lei dando nomes as ruas do loteamento Santa Maria Madalena - até agora nada feito; solicitou a construção de uma quadra de esporte no colégio Pe. Donald, um posto de saúde e uma praça no conjunto Sagrada Familia - boa pedida vereador, mas antes deveria ter atentado para o calçamento inexistente; solicitou calçamento e sanemanto no povoado Bebidas; solicitou a construção de duas salas de aula e BANHEIROS na escola Zumbi dos Palmares na Sementeira - os alunos tem que apelar pra velha moita?; solicitou o retelhamento e a LAVAGEM, isso mesmo LAVAGEM do Mercado Público Municipal; no mais, parabenizou o time Bangu pelos 52 anos de idade, solicitou melhorias no gramado do Orlandão e a inclusão de mel de abelha na merenda esocolar. Sobre as denuncias ao já tão citado paulo Felix afirmou: "Chegou a este ponto por falta de diálogo por parte do poder executivo. Não podemos admitir nem permitir que o povo seja massacrado" - dito essas bonitas palavras, nada foi feito na prática.

6º lugar: Júlio Paulino
Requerimentos Verbais - 03
Ofícios - 06
Projeto Decreto - 01
Análise: Esse virou vereador por livre e espontânea pressão graças a uma ação judicial, e não pela vontade popular e isso se reflete nas suas irrisórias ações - onde foi parar a tal da democracia? Bem isso já outra história. Vamos ao que interessa. Requereu a aceleração nas obras da Feira de Animais - obra "indispensável" não?. O vereador solicitou "atenção" ao bueiro do taquari assim como a instalação de postes na Sementeira (lugar onde ele tem uma pequena chácara); pediu a instalação de postes na rua Castelo Branco na entrada alternativa da cidade - isso realmente é necessário mas não foi feito; requeriu que fosse tampado um buraco na rua Jardim Brasília e reparado mais um bueiro próximo ao matadouro; sobre a tão falada denúncia de maus tratos do sec. de Infra Estrutura disparou: "Não vou permitir que um cargo suba à cabeça para prejudicar os outros. Dou meu aval aos funcionários" - aval sobre o que vereador se nada foi feito para honrar a denúncia dos trabalhadores? Fora esses requerimentos o edil distribuiu felicitações as mulheres palmarinas no Dia da Mulher e concedeu o título de Cidadão Palmarino ao atual presidente da Câmara Bobo, assim como felicitações ao mesmo por mais um aninho de vida. Sem mais comentários.

7º lugar: Almir Belo
Requerimentos - 02
Projetos de Lei - 03
Projeto Decreto - 01
Moção - 01
Falta - 01
Análise: Esse começou o ano colocando logo os pés pelas mão e com muita sede ao pote. Numa tentativa desastrosa de "mostrar serviço", esse sr. tentou logo na 1º Sessão do ano requerer o ADIANTAMENTO(!?) da eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2011/2012, coisa que espantou seus próprios pares como afirmaram Elvinho e Tutu respectivamente: Este requerimento é prematuro, podia esperar mais um pouco, pois os trabalhos começaram agora e nós ainda estamos nos conhecendo e Não é momento de antecipar a eleição, tem que trabalhar em prol do povo e não em causa própria, temos todo tempo do mundo para isto, acho que isso é interesse próprio. Solicitou ao SAAE um mapa onde indicasse onde tem serviço de esgoto assim como custo e financiamento; elaborou Projeto de Lei dando nomes as ruas do loteamento J.M.V assim como no conj. Abdom Veríssimo; por fim ofereceu o título de Cidadão Honorário ao del. da Polícia Civil, Cícero Lima

8º lugar: Biu Crente
Requerimentos - 02
Ofícios - 02
Moções - 02
Análise: Bem inerte esse. Durante o 1º semestre apenas solicitou a construção de quebra molas, lâmpadas e uma quadra de esportes no distrito de Rocha Cavalcante - detalhe: já existe uma quadra em Rocha Cavalcante; afirmou que apoiava os funcionários nas já mais do que citadas denúncias contra Paulo Felix; agradeceu ao dep. Franscisco Tenório por ter enviado um tri elétrico para o carnaval de Rocha Cavalcante.

9º lugar: Gildo Brito
Requerimentos - 03
Requerimentos Verbais - 01
Ofícios - 01
Análise: e vamos cada vez mais caindo de produção. Solicitou a construção de quebra molas na Várzea Grande e na av. Rotary; requereu reparos na rua do posto de saúde do loteamento Santa Maria Madalena - só a rua do posto precisa de reparos ou todo o bairro? o0lhe direitinho vereador...; requeriu que um buraco na rua Leão Veloso fosse consertado. Parabenizou o empresário Jocemar Assunção.

10º lugar: Bruno Praxedes
Ofício - 01
Voto de Pesar - 01
Falta - 02
Análise: realmente, tudo que é ruim agora ainda pode piorar. Em todo o semestre Bruno apenas se dispôs a resolver o problema de nomes de ruas, afirmou ser muito importante o Conselho do Idoso para o município; sobre a questão dos estudantes ele afirmou que a interiorização da UFAL e a doação de um terreno para a UNEAL resolveria boa parte dos problemas estudantis - essa doação saiu. Ofereceu um voto de pesar pela morte da mão do jornalista Ivan Nunes.

É pra isso gente que serve um vereador? Leiam bem e reflitam. Trabalhar uma vez na semana, ganhar milhares de reais por mes para solicitar tapar buracos, colocar lampadas, etc. etc. etc. ? Coisas que não precisam ser solicitadas já que existe uma secreataria pra isso... O trabalho de vereador é muito mais que isso. É cobrar transparência administrativa, sempre rezando pela austeridade, máquina pública enxuta e eficiente; deve-se conferir as contas, nota por nota dos gastos. Deve-se conferir as folhas salariais, etc. Deve-se fiscalizar o Executivo para que o povo saia ganhando no fim; E PRINCIPALMENTE ELEBORAR LEIS PARA A MELHORIA DE VIDA DO POVO coisa raríssima aqui em União.

Fonte: acordauniao.blogspot.com

Comentários