Minc lançou Edital de inscrição de projetos para Alagoas

A iniciativa do Ministério da Cultura (Minc) tem como alvo beneficiar jovens residentes em municípios do semiárido com apoio financeiro a projetos culturais das mais diversas linguagens.

Os editais Miscroprojetos Mais Cultura investirão R$ 13,5 milhões nos 11 estados que integram a região do semiárido - Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.

O objetivo é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. As iniciativas a serem contempladas deverão beneficiar jovens de 17 a 29 anos residentes na região.

Seis segmentos serão atendidos pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o Banco do Nordeste(BNB).

Poderão participar pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.

No dia 27 de julho foi publicado no Diário Oficial da União os Editais para as regiões dos estados de Parnambuco, Bahia, Maranhão e Alagoas. Veja aqui a publicação.

O semiárido alagoano vai da cidade de Arapiraca, passando por Delmiro Gouveia e Palmeiras dos Índios, chegando até a cidade de Traipu. Veja aqui a lista de todas as cidades do semiárido alagoano.

Infelizmente nenhum cidadão de União dos Palmares poderá inscrever projetos nesse edital para Alagoas do programa Mais Cultura do Minc. Como sabemos, União faz parte da zona da mata alagoana, e é dita como cidade polo dessa microregião.

Assim, aqui em União dos Palmares, bem como em cidades como Maceió, São Miguel dos Campos, São José da Laje ou Murici, o jeito é esperar por ações do governo estadual ou municipal. Em União, ao que parece, se for pra esperar por um suspiro de vida da Secretaria de Cultura, é melhor ficar sentado, pois pode demorar um pouco.



Comentários