5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Está acontecendo desde o dia 08 de novembro a 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul em 20 capitais brasileiras: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis, São Paulo e Teresina.

Criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos a Mostra vem se firmando como um espaço de reflexão, inspiração e promoção do respeito à dignidade intrínseca da pessoa humana. No ano passado, registrou um público superior a 20 mil pessoas, em 16 cidades. A estimativa para este ano é que este número seja duplicado, pelo aumento no número de cidades participantes e pelo reconhecimento que o evento já conquistou.

A 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e apoio do SESC-SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores. Com todas as sessões gratuitas, sempre em salas acessíveis para pessoas com deficiência, a Mostra é um convite ao olhar e à sensibilidade cinematográficos, que traduzem temas atuais de Direitos Humanos e despertam a reflexão e a construção de identidades na diversidade.

Em Maceió, por exemplo, a Mostra teve início no último dia 29 de novembro e vai até o próximo dia 09 de dezembro, no Centro Cultural Sesi Alagoas (www.centroculturalsesi.com.br). É o segundo ano consecutivo em que os Saudáveis Subversivos assumem a produção da Mostra em Maceió, neste ano com o apoio do derepente.org.

Para mais informações e ter acesso à programação de todas as capitais, visite o endereço www.cinedireitoshumanos.org.br

Comentários