ÚLTIMAS:

E o site da prefeitura?

Já há mais se uma semana que o blog da Prefeitura de União dos Palmares não é atualizado com informações sobre as atividades do prefeito e as demais ações que o poder executivo promove. O blog que é da competência da Secretaria Municipal de Comunicação parece ter sido deixado de lado, mas deve haver uma explicação, pois, como se pode perceber, vários departamentos do prédio da prefeitura estão sendo reformados - estão em obras - e a Secretaria de Comunicação deve estar de mudança para um novo espaço físico. Estamos aguardando a normalização.

Mesmo desatualizado, o blog da prefeitura disponibiliza links para os blogs de algumas secretarias municipais, como por exemplo a de Infraestrutura, a de Cultura e, a recente, da Juventude. Vale a pena conferir e conhecer os secretários que estão chefiando essas pastas, apesar de somente a página da Secretaria Municipal de Infraestrutura estar atualizada com várias informações acerca das ações promovidas por esse departamento em alguns bairros aqui de União dos Palmares.

***

Brasil fica de fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro

Mais uma vez não deu para o Brasil. Última Parada 174, filme do cinesta Bruno Barreto (diretor de filmes como "Dona Flor e Seus Dois Maridos" e "O Que é Isso Companheiro?"), ficou de fora da pré-lista de finalistas para o Oscar 2009 de Melhor Filme Estrangeiro. Vamos esperar o próximo.

Última Parada 174 é um drama baseado em fatos reais sobre a vida do rapaz Sandro do Nascimento, menino de rua que sobreviveu à chacina da Candelária e, em 2000, sequestrou um ônibus no Rio de Janeiro. Tendo uma moça como refém na mira de seu revólver, a polícia - atiradores de elite - acabou disparando e matando os dois.

O Brasil tem uma história nessa grande (e discutível) premiação americana. O último filme indicado foi "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, concorreu no ano de 2004 nas categorias de fotografia, roteiro adaptado, montagem e melhor direção. Fez bonito mas não levou nenhum prêmio. Em 1963, o filme "O Pagador de Promessas", de Anselmo Duarte, concorreu para melhor filme estrangeiro. Depois de 30 anos o Brasil voltaria a aparecer na festa dos americanos, na chamada retomada do cinema brasileiro, em 1996 com o "O Quatrilho", de Fábio Barreto. Em 1998 foi a vez do longa "O Que é Isso Companheiro?", outro filme dos Barretos, só que do irmão de Fábio, o Bruno Barreto. No ano seguinte, "Central do Brasil", de Walter Sales, foi indicado a melhor filme estrangeiro e ainda teve a atriz Fernanda Montenegro indicada para o prêmio de melhor atriz, coisa inédita para o cinema brasileiro até então. Apesar de todas essas participações e da qualidade desses trabalhos, nunca levamos uma estatueta sequer.

***

Construção de Caps em União dos Palmares‏

A Comissão Intergestores Bipartite de Alagoas (CIB), formada por gestores estadual e municipal de Saúde, aprovou o pré-projeto de construção de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) para o município de União dos Palmares, que será enviado ao Ministério da Saúde (MS) para análise pela Câmara Técnica. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça (13).

Formado por equipes multiprofissionais, os Caps prestam atendimento diário aos portadores de transtornos mentais e dependentes de álcool e outras drogas, dentro de suas áreas de abrangência, sem que o paciente precise ficar internado.

Alagoas está em terceiro lugar no Brasil, de acordo com a população, no número de Caps implantados. Paraíba é o primeiro colocado e Sergipe o segundo. Além de cuidados clínicos, como atendimento individual, medicamentoso, psicoterápico, entre outros, as pessoas assistidas nos Caps têm acesso às políticas públicas.

Fonte: alemtemporeal.com.br

Wenndell Amaral


Comentários