Secretaria Municipal de Cultura

Nesse ano de 2009, com a posse do novo prefeito, vieram as nomeações das pessoas que ficarão a frente das secretarias do município de União dos Palmares. A Secretaria Municipal de Cultura - foto ao lado mostra o prédio onde deverá funcionar a secretaria - passou para as mãos do antropólogo Elson Davi. Pois bem. A Secretaria Munipal de Cultura irá sofrer marcação pesada de minha pessoa e acredito que também de todos que fazem esse blog, coisa que não podia ser diferente. Vamos analisar, cobrar, tentar contribuir e tecer críticas construtivas para que esse ano de 2009 não passe em branco, sem uma mísera ação inovadora dessa pasta que é muito IMPORTANTE para a cidade de União dos Palmares. Queremos que o novo secretário faça jus ao cargo que lhe foi conferido, coisa que não aconteceu anteriormente e achamos que isso não é pedir demais.

O blog da Secretaria Municipal de Cultura - que foi criado há pouco tempo e estava praticamente em branco, a não ser pela foto da silhueta do secretário - foi atualizado e finalmente está disponibilizado algum conteúdo. Acompanhe.

Nas palavras do novo chefe da pasta, a secretaria vai trabalhar com os objetivos de promover "enventos culturais, pesquisa, projetos e formação".

Analisando: Eventos já vem acontecendo há muito tempo aqui na cidade, e, diga-se de passagem, são eventos com qualidade cultural bem duvidosa, mas acontecem. Pesquisa não havia, vamos torcer que agora aconteça. Criar projetos também era coisa que não acontecia. Formação é algo que há muito tempo está faltando para os palmarinos. Saber sobre a história palmarina e alagoana, além de ter uma boa noção da história geral brasileira e mundial. Saber se comunicar e passar as informações adiante. A secretaria deve colocar a pauta de FORMAÇÃO como prioridade.

No blog ainda há a informação que "o conselho municipal de cultura, foi a primeira ação do secretário Elson Davi". Muito bem. Mas gostaria de saber quando acontecerá a convocação e publicidade para a comunidade palmarina para a composição dos membros desse conselho, pois não adianta existir a lei, ser o conselho criado no papel e não existir seus membros e a participação deles, isso é fundamental.

Uma primeira bola fora do novo nomeado foi a inclusão de sua própria banda na "programação alternativa" da Festa de Santa Mariana Madalena, a qual vai "rolar" na Estação Ferroviária nos dias 01 e 02 de fevereiro, últimos dias do festejo religioso. Essa atitude vinda de um Secretário Municipal pode ser taxada como fora da moralidade de acordo com o se preconiza nos princípios da administração pública. O evento está sendo organizado pelo próprio através da Secretaria Municipal de Cultura, ou seja, ele está se beneficiando diretamente. A atitude mais honesta seria a não participação da banda, para tristeza de muitos, acredito.

Para finalizar, o blog está com uma enquete com a seguinte pergunta: Que ação seria mais urgente agora? E pode-se escolher entre três opções: a criação do Teatro Municipal, a criação do Festival da Liberdade ou a criação de um Museu Municipal. Eu já votei. Clique aqui para votar também. Depois é só esperar e ver se a opção mais votada será realmente colocada em prática. Acho que todas as três ações são prioridade para União dos Palmares, mas acredito que fazer tudo não dá, por isso escolhi a opção da criação do Museu Municipal. E você, o que acha?

Estamos de olho na Secretaria de Cultura, o TM não poderia ser menos atento quanto a isso, não é mesmo?

Na próxima vez que escrever sobre a secretaria vou dar uma sugestão e idéia que julgo ser ótima para uma futura ação da Secretaria Municipal de Cultura. Aguardem.

Obs.: Caso a Secretaria através de algum funcionário ou do próprio secretário quiser ter o direito de resposta para esclarecer ou acrescentar algo pode fazê-lo comentando aqui nesse texto ou pode enviar um e-mail para nosso ouvidor.

Wenndell Amaral

Comentários

JOSIVALDO RAMOS disse…
Parabéns ao TM pelo trato com a RES (COISA) PÚBLICA, a cultura de fato merece um tratamento especial, sobretudo em uma cidade com uma história tão importante como a TERRA DA LIBERDADE. Estarei de olho em mais esse importante serviço que o TM prestará a sociedade palmarina. Obrigado!
Anônimo disse…
Das três opções, sem dúvida nenhuma, a mais inteligente é a criação do Museu Municipal. Aproveitamos para sugerir a divulgação dos resultados do Projeto Arqueológico Palmares realizado no início da década de 90, cujo só tomei conhecimento depois de ler um artigo de um dos participantes.
Walter Jr. disse…
Sem sombra de dúvida, o Museu é o mais importante... pra que Teatro se vai ficar fechado um bom tempo? do jeito que União é, vai rolar é show de forró dentro do Teatro.
Wenndell Amaral disse…
Bom... Essa é a opção mais votada até agora. Só espero que caso seja feito algo nesse sentido, que não façam de qualquer jeito só para constar que fizeram.
José disse…
Das três opções, sem dúvida nenhuma, a mais inteligente é a criação do Museu Municipal. Aproveitamos para sugerir a divulgação dos resultados do Projeto Arqueológico Palmares realizado no início da década de 90, cujo só tomei conhecimento depois de ler um artigo de um dos participantes.