Secretaria Municipal de Cultura, parte 2

Na última publicação abordando a Secretaria Municipal de Cultura de União dos Palmares afirmei que na publicação seguinte iria apresentar uma sugestão. Pois bem. Aqui estou e a sugestão está logo abaixo.

O Ministério da Cultura (Minc) do Governo Federal, cujo ministro de estado é o sociólogo baiano Juca Ferreira, do Partido Verde (PV), anunciou em meados do mês passado a iniciativa chamada de Cine Mais Cultura. Essa iniciativa nasceu de uma ação do “Programa Mais Cultura” – uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) – e consiste no convite às entidades privadas sem fins lucrativos, que desenvolvam ou queiram desenvolver ações de exibição de obras audiovisuais e de formação de público, a apresentarem propostas para a formalização de parcerias por meio do “Programa Mais Cultura”. O edital para a inscrição no Cine Mais Cultura saiu no dia 18 do mês passado.

Segundo divulgação feita pela agência de notícias do Governo, O Brasil tem 2.190 salas de cinema, quantidade muito inferior ao número de municípios existentes (5.564) e só uma parcela da população, aquela que vive nos grandes centros urbanos das Regiões Sul e Sudeste é que tem acesso aos circuitos comerciais ou alternativos. Há concentração de salas no nível nacional e também existe uma distribuição desigual internamente, nos estados. Dessa forma, para levar o cinema a localidades onde não há projeções de filmes, o Ministério da Cultura abriu o edital do programa Cine Mais Cultura.

O programa pretende contemplar 100 localidades com kits para instalação de um cineclube. O Ministério não definiu metas de instalação por região, mas quer beneficiar os lugares que não têm salas de exibição comercial e mesmo algum tipo de exibição gratuita. Os kit consiste numa tela para projeção de 4×3 metros, um projetor de vídeo, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som, quatro caixas de som, entre outros equipamentos. Além desses aparelhos, os cineclubes receberão um pacote de 103 DVDs com 330 filmes brasileiros em curta, média e longa-metragem, produzidos desde 1920 até o ano passado.

Podemos notar que o programa só aceita entidades privadas e sem fins lucrativos. Entretanto, vai aqui a sugestão para a Secretaria de Cultura de União dos Palmares se colocar à frente de modo que seu representante e seus funcionários se movimentem para montar um grupo com pessoas interessadas da sociedade palmarina e abrir um cineclube, assim, podendo enviar a proposta para o Ministério da Cultura e concorrer a um dos 100 kits oferecidos. Um detalhe é que o poder público e as estruturas a ele vinculadas poderão também participar junto do grupo particular através de ações que auxiliem as atividades do programa na cidade, ou seja, disponibilização de espaço para as sessões, guarda do kit de equipamentos e do acervo, manutenção do equipamento, divulgação das atividades, promoção de debates, e demais formas de colaborações, de acordo com o Edital do programa.

A Secretaria Municipal de Cultura já realizou algumas exibições de filmes abertas ao público com o projeto “Cine Estação”, demonstrando que tem vontade de pôr na cidade uma veia cinematográfica, e não poderia ser diferente. E, até aonde eu sei, não há nenhum cineclube aqui na cidade, nem mesmo amador ou não registrado. Por isso é fundamental a participação do poder público no sentido de auxiliar a formação de um cineclube formalmente constituído.

Outro detalhe é que, caso o município seja selecionado e ganhe o kit, dois participantes indicados no momento da inscrição receberão um treinamento em oficinas de capacitação cineclubista, tudo custeado pelo programa do Governo Federal.

Vale explicitar aqui o que é um Cineclube e a sua importância. Cineclube é uma associação sem fins lucrativos que estimula os seus membros a ver, discutir e refletir sobre o cinema. Os cineclubes foram responsáveis pela formação cinematográfica de grandes cineastas. É de extrema importância a existência de Cineclubes para a formação do público da localidade, trazendo ganhos intelectuais para essa população impossíveis de se medir.

Seria de grande valia para União dos Palmares ter um ponto fixo de exibição e proliferação dos produtos cinematográficos disponíveis. Não só União, mas também as cidades vizinhas como Santana do Mundaú, São José da Laje, Branquinha e Murici. Em todas essas localidades há uma enorme carência de cultura e falta, principalmente, a iniciativa pública para incentivar!

Bom, está aqui minha parte, agora é só colocar pra frente a ideia.

Informações importantes:
Clique aqui para ir direto ao site do Ministério da Cultura e ter acesso ao Edital do programa Cine Mais Cultura, onde tem toda a explicação necessária para entender o programa, elaborar e enviar o projeto etc.
As inscrições são gratuitas e irão até o dia 20 de abril.

Visite também o site da Programadora Brasil, clique aqui.

Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida, basta entrar em contato pelos meios aqui do TM, clique.
Wenndell Amaral

Comentários

Walter Jr. disse…
essa dica vai "entrar por um ouvido e sair pelo outro."
Traum Bendict disse…
Enfim Wenndell...
É de se esperar ao menos, uma justificativa da Secretaria de Cultura de União, caso não aceitem esta iniciativa e os benefícios que trará para educação (carente ao extremo) da cidade. Principalmente, privilegiando tanto o CINEMA NACIONAL e sua cultura.
Será lamentável tal omissão!
JMarcelo Fotos disse…
um cineclube em nossa cidade, seria de grande valia, não só para os amantes do cinema nacional mas, para toda uma população carente em artes.
Wenndell Amaral disse…
Enviei dois e-mails, um para a rádio zumbi, outro para o próprio Silvio Sarmento, solicitando que ele ajude na divulgação e na pressão para essa sugestão.

Gostaria de saber os contatos das outras rádios para fazer o mesmo.