ÚLTIMAS:

Japão prepara defesa para lançamento de foguete norte-coreano

O governo japonês enviou neste sábado navios de guerra equipados com dois mísseis balísticos para o Mar do Japão, onde terão a missão de interceptar perigosos fragmentos no caso de um polêmico lançamento de foguete planejado pela Coreia do Norte dar errado, disseram autoridades de defesa.

Pyongyang anunciou que lançará um satélite de comunicações entre 4 e 8 de abril. As potências regionais acreditam que, na verdade, o lançamento será o teste de um míssil de longo alcance, o Taepodong-2, que acredita-se já estar em sua plataforma de lançamento em uma base norte-coreana.

Os Estados Unidos, principal aliado de segurança do Japão, devem destacar dois navios com Aegis e capacidade de defesa de mísseis para o porto sul-coreano de Busan, na segunda-feira, afirmou uma autoridade militar norte-americana neste sábado.

Fonte: Reuters

----


Lula diz que crise é causada por 'gente branca de olhos azuis'

Ao lado do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta quinta-feira, os países ricos pela crise. Ele defendeu a reforma de organismos multilaterais e disse que os problemas financeiros mundiais foram causados por "gente branca de olhos azuis". Um jornalista do grupo britânico de mídia BBC perguntou ao presidente se as declarações não continham um viés ideológico.

Mas Lula manteve sua posição, argumentando que não conhecia "nenhum banqueiro negro".

_ A crise foi causada por comportamentos irracionais de gente branca de olhos azuis, que antes pareciam saber de tudo, e, agora, demonstram não saber de nada - disse Lula. Após a intervenção do jornalista, Lula respondeu: - Não existe nenhum viés ideológico. Existe a constatação de um fato.

Acompanhando os índices econômicos e de desemprego, o que percebemos é que, mais uma vez, grande parte dos pobres do mundo, que ainda não estavam sequer participando do desenvolvimento causado pela globalização, são as primeiras vítimas. Vejo o preconceito que se estabelece contra imigrantes nos países mais desenvolvidos - continuou Lula.

- Costuma-se dizer que o Estado só atrapalha, e quando aconteceu a crise, aqueles que pareciam deuses da economia procuram o Estado, que não sabia nada, para salvá-los. Se o G-20 for uma reunião apenas para marcar outra reunião, nós seremos desacreditados e a crise pode piorar", disarou Lula.

Gordon Brown concordou com a necessidade da reforma das instituições internacionais e também com as críticas de Lula ao protecionismo. Brown defendeu um sistema financeiro mais aberto e transparente. Os líderes do Brasil e da Grã-Bretanha pediram que os países se apressem em completar as negociações de comércio global e adotem mais estímulo fiscal e monetária para ajudar a combater a crise econômica global.

Fonte: Reuters


----

Podemos nunca esquecermos do Mensalão. Podemos não suportar o apoio incondicional de Lula a pessoas asquerosamente corruptas como o ministro Gilmar Mendes. Mas não podemos jamais abrir a boca para atacar negativamente a política externa de Lula. Ele defende com unhas e dentes os países em desenvolvimento. No dia dessa notícia dos "culpados de olhos azuis" a Globo escalou William Bonner para dar uma "lição de moral" em Lula, ao vivo. Até que soou bonito para os telespectadores que são desacostumados a prestar atenção nesse tipo de notícia. Lula saiu como "o preconceituoso". O jornalista disse que alguns presidentes de bancos mundiais são negros, asiáticos, etc. Tentando mudar o foco para o presente. Mas o que Lula quis dizer foi que as políticas econômicas do passado - onde quem comandava o mundo eram europeus e norte-americanos, todos de olhos azuis - que influenciaram essa virtiginosa queda econômica mundial. Aplausos para Lula. Repugnância para a Globo que já começa a tentar jogar lama na imagem de Lula, para levar alguém do PSDB a cadeira presidencial na próxima eleição.

Walter Jr

Comentários