ÚLTIMAS:

116 anos do nascimento do Príncipe dos Poetas, Jorge de Lima

Em 2009 Jorge Matheus de lima, poeta e escritor nascido em União dos Palmares e conhecido por pessoas de todo o Brasil, completaria 116 anos. Seu talento é reconhecido por todos aqueles que tocam e se deixam tocar por sua obra.


Recebeu em 1940 o Grande Prêmio de Poesia, concedido pela Academia Brasileira de Letras. "Digite Jorge de Lima" no Google para mais de 300 mil páginas aparecerem. Digite Jorge de Lima no campo "Imagens" do Google é quase 500 mil aparecerão. Apenas a cidade de União dos Palmares, berço do poeta, parece não dar a mínima importância a história do escritor.


A Casa Jorge de Lima está passando por reformas, mas até última notícia, está cedida a UFAL através de convênio. E mesmo a UFAL é cumplice no descaso uma vez que antes da reforma nada tinha de interessante que fizesse jus ao seu nome lá. Alagoas é o estado do descaso generalizado.


E quem tenta fazer o mínimo é esculachado pela maioria. Para uma pesquisa completa acesse www.aterradaliberdade.com lá se encontra de tudo sobre Jorge de Lima: Biografia, Obras, Poesias, etc. Parabéns Francu.

---

A verdade dói: Ministros do STF emitem nota em apoio a Mendes

Oito dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) divulgaram uma nota na noite de ontem em apoio ao presidente da Corte, Gilmar Mendes. A nota veio após a discussão entre Mendes e o ministro Joaquim Barbosa. A decisão de redigir o texto foi tomada depois do encerramento da sessão em que ocorreu o bate-boca. Os ministros se reuniram no gabinete de Gilmar Mendes, no momento em que Joaquim Barbosa estava ausente. A nota lamenta o episódio e reitera o respeito ao presidente da Corte, Gilmar Mendes.

"Os ministros do STF que subscrevem esta nota, reunidos após a Sessão Plenária de 22 de abril de 2009, reafirmam a confiança e o respeito ao Senhor Ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como presidente do Supremo, lamentando o episódio ocorrido nesta data", diz a íntegra da nota, que é assinada pelos ministros Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Cezar Peluso, Carlos Ayres Britto, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia e Menezes Direito. Não assinaram a nota somente os envolvidos na polêmica, Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, além de Ellen Gracie, que está fora do Brasil.

O bate-boca começou quando o STF analisava recursos em que era discutido se decisões sobre benefícios da Previdência do Paraná e sobre foro privilegiado tinham ou não efeito retroativo. Essas decisões haviam sido tomadas em sessões em que Barbosa faltou aos julgamentos - ele estava de licença. O ministro Barbosa disse que a tese de Mendes deveria ter sido exposta "em pratos limpos". Mendes respondeu: "Ela foi exposta em pratos limpos. Eu não sonego informações. Vossa Excelência me respeite", e lembrou que o ministro faltara à sessão em que o recurso começou a ser decidido.

Quando Mendes disse que o ministro não tinha "condições de dar lição a ninguém", Barbosa partiu para o ataque ao presidente do STF. "Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste País e vem agora dar lição de moral em mim? Saia à rua, ministro Gilmar. Saia à rua, faz o que eu faço", afirmou Barbosa. Em seguida, depois de Mendes dizer que estava na rua, Barbosa acrescentou: "Vossa Excelência não está na rua não. Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro."

Outro ministro, Carlos Ayres Britto, tentou acalmar os ânimos. "Ministro Joaquim, vamos ponderar." Mas de nada adiantou. "Vossa Excelência, quando se dirige a mim, não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite", reagiu Barbosa. O presidente do STF nasceu em Diamantino, cidade do Estado de Mato Grosso.

Fonte: MSN Noticias

Apesar do Ministro Joaquim ser um pedante, é um pilantra em escala diminuta comparado a Gilmar Mendes e sua gangue de Ministros que andam sujando de excrementos o STF. Uma hora alguém teria que se manifestar e colocá-lo no seu devido lugar de bandido, de coronel. Saia as ruas Ministro Mendes, saia as ruas e veja os resultados de seus julgamentos, principalmente aqui em Alagoas onde o senhor concedeu liberdade para os homens mais corruptos do estado.

Walter Jr.

Comentários

Franco Maciel disse…
É isso aê Walter, devemos tentar passar o "pouco" conhecimento que temos, mas acho que bem maior que alguns que estão do lado do atual gestor de nosso município.

Digo pouco pois temos muito a crescer .. isso é, se nos deixarem crescer ..

Jorge de Lima é um "cara" que merece ser lembrado sempre.. eternamente. Um homem bom em tudo que fez, seja na medicina, seja na poesia, seja na política, seja nas pinturas. Quanto talento .. e ele é palmarino, assim como eu, vc e cerca de 65 mil.

A cidade hoje deveria estar em festa, mas não .. a maioria nem lembra que ele é daqui .. a casa onde viveu quando criança está pintada de verde .. o busto rachado .. quanta falta de respeito ..

CQC, MICHAEL MOORE, venham à União urgentemente ..

Mas é assim mesmo .. União parou no tempo, espero estar aqui pra ver essa história mudar .. Mas, se não respeitam um homem da grandeza de Jorge de Lima, quem mais irão respeitar?

Tenho orgulho de União dos Palmares, mas não das pessoas que "tomam conta" dela!
Walter Jr. disse…
Acho q eles pensam q, como a maioria do povo q não tem instrução não liga, pode-se deixar pra lá q ninguem vai sentir falta. e os anos vão passando, passando, entrando e saindo prefeito e nada sendo feito. Se cada um fizesse um pouquinho, a cidade devido a idade, já seria imensamente mais relevante para o estado de Alagoas, como é de direito.
Bruno Clériston disse…
União dos Palmares é uma cidade do interio de Alagoas. Uma cidade que os gestores públicos municipais insistem e fazem a questão de colocar na cabeça das pessoas através de atos e de seus discursos cheios de "pequenezas" que "União não deve passar do que ela é porque é uma cidade do interior".

Pois bem, o Mestre Graciliano Ramos nasceu numa cidade que tem 7% da população de União dos Palmares (passa um pouco de 12 mil habitantes), mas que não deixa passar seus costumes, suas crenças, muitos menos personagens de sua história que fazem toda diferença em se tratando de contexto nacional.

A representação de Jorge de Lima para o Brasil e para o mundo é de caráter enigmático e ao mesmo tempo revolucionário no ambito literário, pois, logicamente, Jorge de Lima fez tremer a história das letras, das poesias... "Invenção de Orfeu" é objeto de grande estima para muitos estudiosos (só entre nós: "NO MUNDO TODO").

Os gestão palmarina, centrada na figura do prefeito Areski (vulgo: Kil) e de sua administração direcionada aos jovens. Porque esse seria o caráter de sua gestão, e o que nos transparece em seus secretários detentores dos respectivos "cargos de confiança". Sendo estabelecida essa gestão nesse caráter descrito, os investimentos de longo prazo (e não supérfluos) deveriam fazer parte da atual administração
palmarina. Como educação e cultura. Educação que resulta
em cultura, cultura que resulta em satisfação. Satisfação essa que atinge a todos. Mas, como os investimentos em União dos
Palmares tem que pertencer a interesses que tenham retornos favoráveis (a seus gestores) e em curto espaço de tempo, a cidade fica entregue a pinceladas de "meio-fios" de calçada, pinturas de prédios públicos com as cores de campanha de seus gestores, cestas básicas (na surdina) para
compra de votos, combustível em carros e motos de malandros que vivem pendurados nos sacos da gestão pública e cachaça para abastecer as festas dos mesmos
malandros (devo resaltar que as festas não se restringem a apenas momentos de lazer).

Bem, como podemos notar, investimentos a longo prazo nas
gestões palmarinas não acontecem, pois "é uma pequena cidade do interior de Alagoas", assim como uma pequena ilha, que posso tomar a liberdade de fazer a comparação, "cercada de curral por todos os lados".
Walter Jr. disse…
concordo Buer, pra mim, não há mais o q acrescentar: um curral q cheira a bosta mais dá muito dinheiro...