ÚLTIMAS:

Cinema... Festival de CANNES 2009

Poster da 62ª edição do festival, imagem com a atriz Monica Vitti no filme A Aventura de Michelangelo Antonioni


Na última quinta-feira (23/4), a organização do 62º Festival de Cannes revelou quais filmes serão exibidos na próxima edição do tradicional evento, que será realizado entre os dias 13 e 24 de maio na Riviera Francesa. Fora de competição, dentro da mostra Um Certo Olhar, À Deriva, dirigido pelo cineasta brasileiro Heitor Dhalia, foi selecionado pelos organizadores. Heitor Dhalia dirigiu o longa O Cheiro do Ralo, 2006, protagonizado por Selton Mello.

Entre os que disputam a Palma de Ouro este ano, temos o já anunciado Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino; o cineasta norte-americano ganhou o prêmio em 1994 com Pulp Fiction - Tempo de Violência e concorreu novamente em 2007, com À Prova de Morte, ainda inédito no circuito comercial brasileiro. Outro grande nome que aparece na lista de concorrentes é o do espanhol Pedro Almodóvar, que leva seu novo trabalho, Los Abraços Rotos, à França este ano. Lars Von Trier apresenta no festival seu primeiro filme de terror, Anticristo, e Tsai Ming-Liang leva seu novo trabalho, Visage, ao evento francês. Outro grande nome do cinema oriental que compete à Palma de Ouro este ano é Ang Lee com a comédia musical Taking Woodstock, que se passa no lendário festival de música ocorrido em 1969. Chan-Wook Park, vencedor do Grande Prêmio do Júri em Cannes no ano de 2003 por OldBoy, volta a competir no festival com Bak-Jwi.

A cineasta neozelandesa Jane Campion está na competição com o longa Bright, assim como Michael Haneke, que leva Das Weisse Band à Riviera Francesa, e a espanhola Isabel Coixet, com Map Of The Sounds Of Tokyo. Fora de competição, também será exibido o novo trabalho do diretor japonês HIrokazu Kore-Eda, Kuki Ningyo (dentro da mostra Um Certo Olhar); Agora, de Alejandro Amenabar; Drag Me To Hell, terror dirigido por Sam Raimi (O Homem Aranha); e The Imaginarium Of Doctor Parnassus, filme de Terry Gilliam que marca a última atuação de Heath Ledger; L'epine Dans Le Coeur, de Michel Gondry (Rebobine Por Favor), é um dos filmes em exibição especial.

A abertura ocorre no dia 13, somente para convidados, com sessão de Up - Altas Aventuras, a nova animação da Pixar. O encerramento, no dia 24 de maio, será marcado não somente com a revelação dos ganhadores do festival, mas também com a première mundial de Coco Chanel & Igor Stravinsky. Dirigido por Jan Kounen, o filme é focado na relação entre a lendária estilista - aqui interpretada por Anna Mouglalis (Novo) - com o compositor em 1913.

Ano passado, o longa brasileiro Linha de Passe, dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, ganhou o prêmio de melhor atriz pela atuação de Sandra Corveloni.

Fonte:
CineClick, com adaptações e complementos.
Wenndell Amaral

Comentários