Que livro você é?


A Editora Abril mantém um site dedicado a ações para o desenvolvimento da educação chamado Educar Para Crescer. O site tras desde indicadores de leitura no Brasil, passando por Gestão Escolar, Políticas Públicas, etc.

Existe uma seção no site que oferece um teste simples de 10 perguntas com o objetivo de fazer um apanhado de nosso cotidiano, nossa visão de mundo com vista em indicar best-sellers nacionais que "expliquem" nossa personalidade. Vale a pena fazer o teste e ver os livros que são indicados. Clique aqui para ir direto pra página do teste.

No meu teste saiu o seguinte resultado:

“Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. E aqui vai um breve resumo do meu ser, segundo o teste:

“Ok, você não é exatamente uma pessoa fácil e otimista, mas muita gente te adora. É possível, aliás, que você marque a história de sua família, de seu bairro… Quem sabe até de sua cidade? Afinal, você consegue ser inteligente e perspicaz, mas nem por isso virar as costas para a popularidade - um talento raro. Claro que esse cinismo ácido que você teima em destilar afasta alguns, e os mais jovens nem sempre conseguem entendê-lo. Mas nada que seu carisma natural e dinamismo não compensem.”

Não li esse mas fiquei curioso pra ler...

"A paixão segundo GH", de Clarice Lispector. Resumo:

"Você é daqueles sujeitos profundos. Não que se acham profundos – profundos mesmo. Devido às maquinações constantes da sua cabecinha, ao longo do tempo você acumulou milhões de questionamentos. Hoje, em segundos, você é capaz de reconsiderar toda a sua existência. A visão de um objeto ou uma fala inocente de alguém às vezes desencadeiam viagens dilacerantes aos cantos mais obscuros de sua alma. Em geral, essa tendência introspectiva não faz de você uma pessoa fácil de se conviver. Aliás, você desperta até medo em algumas pessoas. Outras simplesmente não o conseguem entender. Agrada a poucos, mas tem uma força única. "

Também não li esse ainda e também fiquei curioso pra ler...

"O alquimista", de Paulo Coelho

Há alguém no seu bairro, na sua empresa ou mesmo na região que não te conheça? Bem, podem não te conhecer pessoalmente, mas já ouviram falar de você com certeza. Popular e carismático, você está para as pessoas ao seu redor o que os best-sellers estão para os leitores: todo mundo conhece, a maioria gosta e/ou admira, mas alguns torcem o nariz devido ao seu excesso de popularidade, ou, é preciso dizer, de superficialidade mesmo. Afinal, essa personalidade que agrada a todos pode ter um quê de falta de personalidade, não é não? Bem, de toda forma, você não se importa com isso. O que importa é compartilhar a sua experiência de vida – mística ou não – e atrair admiradores.

Esse eu li, mas faz tanto tempo...

E então, que livros vocês são? Gostaria de saber os livros que nossos leitores são. Postem as respostas nos comentários! Abraço.

Walter Jr.

Comentários

Unknown disse…
eu sou três (que por sinal não li nenhum, mas vou procurar). são eles:"A paixão segundo GH", da clarice Lispector; "o vampiro de Curitiba", de Dalton trevisan; e "morte e vida severina", de joão cabral de Melo Neto. Então ótima leitura, pra vocês, sobre mim!
Walter Jr. disse…
Nunca tinha ouvido falar nesse Vampiro de Curitiba.. tenho curiosidade de ler Morte e Vida Severina.
mana tecidos disse…
eu sou três (que por sinal não li nenhum, mas vou procurar). são eles:"A paixão segundo GH", da clarice Lispector; "o vampiro de Curitiba", de Dalton trevisan; e "morte e vida severina", de joão cabral de Melo Neto. Então ótima leitura, pra vocês, sobre mim!