EMAIL:

Branquinha sem verbas da educação

Enviado por Frederico Cândido

Branquinha-AL passa por um caos na educação. Verificou-se, alguns meses atrás, que os dados do censo educacional 2008, mediante o qual fora elaborado o orçamento para 2009, estavam incoerentes, haja vista os dados dos anos anteriores. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o município conta com o número de 3.196 alunos, dos quais somente 1.175 foram relatados ao MEC.

Ainda em 2008 o município recebeu um comunicado oficial do MEC acerca da incompatibilidade dos dados e teve um prazo de quinze dias para efetuar a retificação, de 15 a 30 de novembro, dez dias após as eleições municipais. Como se sabe, o então prefeito e candidato à reeleição Carlos Eduardo Baltar Maia (Dadado) saiu-se derrotado. E a retificação negligenciada sem esclarecimentos.

Esta não é a primeira vez que ocorrem problemas com a verba da educação no município. Em 2005, com menos de seis meses de administração, o irmão do prefeito foi detido pela Polícia Federal durante a Operação Gabiru por desviar os recursos da merenda escolar.

A prefeita Ana Renata da Purificação Lopes tomando as providências legais conseguiu perante o Inep, órgão que gerencia as estatísticas do MEC, que o sistema Educacenso fosse reaberto por dez dias para retificação dos dados informados em 2008, dessa vez realizada com sucesso. Mas, infelizmente, não houve o repasse da verba, aguardado para o próximo dia 10 deste mês.

Terça-feira, 1º de julho, em assembléia geral com os servidores e pais de alunos a prefeita determinou a paralisação das aulas e convocou uma comissão para acompanhá-la até Brasília, caso não seja feito o repasse, onde mais uma vez se apelará às autoridades competentes a resolução desse imenso problema. Tomara que doravante as notícias sejam boas e tudo volte ao normal... ou melhor.

Comentários