É pra isso que serve o Ministério da Cultura? Vergonha!

Ministério da Cultura autoriza captação de recursos para DVD de Gilberto Gil

Depois da polêmica envolvendo o financiamento de uma turnê do cantor Caetano Veloso, que recebeu do Ministério da Cultura autorização para captar recursos públicos para os shows do novo CD "Zii e Zie", o ministério autorizou, no último dia 4, projeto de um DVD do ex-ministro Gilberto Gil. Em sua 166 reunião, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou apoio de R$ 445.362,50 para a realização do DVD "Gil Luminoso", sobre a trajetória artística dele.

O ministério diz que a comissão que aprovou o projeto tem integrantes da sociedade e que o DVD prevê a realização de dois shows a preços mais baixos. - O dinheiro público se justifica porque aumenta a possibilidade de atender a quem não tem acesso a esse tipo de show. Não há problema em um artista consagrado receber recursos públicos, desde que isso se converta em benefícios para a população - disse o secretário-executivo do Ministério, Alfredo Manevy. Ele rejeita a crítica de que a decisão vai contra um dos argumentos do ministério na defesa da reforma da Lei Rouanet. O ministro Juca Ferreira tem dito que é preciso evitar a concentração de recursos no Sul e no Sudeste e dar mais chances a projetos menores.

Gilberto Gil disse não ver problemas no fato de se contemplado pela pasta que comandou por seis anos. Alegou que a legislação não impede que um ex-ministro capte financiamentos pela Lei Rouanet: - Não conheço interdição para a minha empresa. A lei é franqueada a todos. Quando eu era ministro, havia impedimento. A mulher e produtora do cantor, Flora, disse que, nos seis anos da gestão de Gil, a empresa Gegê Produções Artísticas não apresentou projetos ao ministério. Flora disse que talvez nem necessite do dinheiro, pois acertou o patrocínio de uma empresa com recursos próprios.

Fonte: G1

Absurdo! Gil tem tem contrato com uma gravadora multimilionária e nós brasileiros temos que assitir nosso dinheiro ser desviado para o bolso de um artista que já passou pelo auge criativo, já muito bem financeiramente de vida? Quase meio milhão de reais jogados fora... Ou melhor jogados na conta de Gil... Tem coisas que só acontecem no Brasil. Quantos artistas temos que mereciam 1/5 desse valor pra produzir suas obras e o governo nega?!

Walter Jr.

Comentários