Estudantes palmarinos agora tem nova associação

No último domingo, dia 23 de agosto, aconteceu uma Assembleia Geral convocada pela Comissão formada para organizar a nova associação para os estudantes universitários e do ensino técnico de União dos Palmares.

A assembleia teve seu início por volta das três e meia da tarde e aproximadamente 250 estudantes estavam presentes. Essa quantidade de estudantes se deu, infelizmente e principalmente, pela ameaça acordada entre a comissão e a Edtur de que aquele estudante que não comparecesse à assembleia ficaria impedido de utilizar o serviço de transporte. Mesmo assim, muitos não compareceram ou somente assinaram a ata para depois ir embora.

A Comissão leu e discutiu todos os artigos do Estatuto previamente formulado. Logo depois, submeteu o texto à votação, onde aconteceu a aprovação do Estatuto por aclamação. Conforme previa o Estatuto, o nome da entidade ficou como AMES - Associação Municipal dos Estudantes A Comissão iria submeter à votação também o texto que previa o regimento da eleição para a Diretoria Executiva e para o Conselho Fiscal da Associação. Porém, devido ao término do prazo de duas semanas estabelecido pela próprioa Comissão para produzir o Estatuto, realizar a Assembleia Geral, aprovar o texto estatutário e ainda realizar o pleito eleitoral, em acordo com os estudantes presentes, deu-se preferência para que a escolha da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal fosse feita naquele mesmo momento, durante a Assembleia Geral.

Dessa forma, a Comissão proveu um tempo razoável para fossem formadas chapas e apresentada documentação. Somente uma chapa se inscreveu à Diretoria Executiva e duas concorreram ao Conselho Fiscal.

Em seguida, apresentada a chapa única para a Diretoria Executiva, a Comissão abriu votação e os estudantes presentes elegeram por aclamação o grupo que ficará à frente da AMES pelo período de um ano. A Diretoria Executiva eleita foi: Presidente, Jailton Cavalcante, aluno do curso de Direito da FAMA, período norturno; vice-presidente, Suzeanne Mayra de Oliveira, aluna do ensino médio técnico do IF-AL, período matutino; primeiro secretário, Tarcísio Alberto da Silva, aluno do curso de Ed. Física da FAL, período noturno; segundo secretário, Cícero Lourenço, aluno da UNCISAL, período matutino; primeiro tesoureiro Wenndell Amaral, aluno do curso de Direito da FADIMA-CESMAC, período noturno; segundo tesoureiro, Dallas Diego, Moreira aluno de Agronomia da UFAL, período matutino; os dois secretários de comunicação, Magno Antônio e Bruno Ferreira, alunos de Biologia e Direito, respectivamente, da UFAL.

Aconteceu também a votação para a escolha do Conselho Fiscal composto por três pessoas. Não tenho aqui a informação de qual das duas chapas concorrentes foi a vitoriosa nem os nomes dos Conselheiros Fiscais. Peço a ajuda dos leitores e dos companheiros da AMES para informar os nomes dos candidatos ao Conselho Fiscal e qual foi a chapa vencedora.

O próximo passo agora é realizar o registro para que a AMES exista plenamente e possa representar de forma eficaz todos os estudantes universitários e técnicos de União dos Palmares. A Secretaria de Comunicação da AMES já informou que está preparando um blog visando uma comunicação direta e fácil com a sociedade palmarina e com os estudantes associados, e também para que todos os atos sejam divulgados, prezando, dessa forma, pela total transparência.

Wenndell Amaral

Comentários