Filme: AVATAR

Avatar
Ficção científica/Aventura, 2009
Roteiro, direção e produção de James Cameron


Impressionante. Essa é a primeira palavra que veio em minha cabeça ao final de Avatar. Durante suas duas horas e quarenta minutos, tudo impressiona. Não foi à toa o longo tempo de produção e filmagens. A tecnologia criada especialmente para esse filme deu vida a essa idéia fantástica, que faz jus às melhores criações de ficção científica.

O filme concentra-se num conflito em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri. Em Pandora, os colonizadores humanos e os nativos humanóides, os Na'vi, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. O título do filme refere-se aos corpos humano-Na'vo geneticamente modificados e remotamente controlados usados pelos personagens humanos do filme para interagir com os nativos. A palavra “Avatar” vem do sânscrito Avatāra, que significa "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação". Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra.

Apesar de Avatar não se tratar de um filme que configura o preciosismo cinematográfico como o fez há pouco Tarantino em seu Bastardos Inglórios, James Cameron talvez tenha inaugurado um novo conceito de preciosismo no cinema com as inovações e criações de Avatar.

O mundo idealizado por Cameron é fascinante e impressiona pela quantidade e qualidade dos detalhes. Pode-se pensar que tudo foi retirado de um livro, mas não, tudo foi criado a partir de um conceito e idéias antigas do diretor. Apesar da originalidade em muitos sentidos, em Avatar pode observar um pouco de Senhor dos Anéis, um pouco de Matrix, e também um pouco do que o próprio diretor já fez em Aliens, de 1986, nos dois filmes da série Exterminador do Futuro, de 1984 e 1991 e também de um pouco de Titanic, claro.

A proposta de discussão sócio-política em Avatar também merece destaque. Questões como meio ambiente, recursos naturais, desenvolvimento sustentável são abordadas no longa, mostrando uma preocupação com o futuro do nosso Planeta, algo totalmente bem vindo nesses tempos atuais.

Infelizmente para os alagoanos, Avatar foi pensado e lançado para ser assistido no formato 3D. A experiência de assistir filmes com essa tecnologia, ainda não é opção nas poucas salas da capital Maceió. Mais uma vez o povo alagoano sai perdendo, até nisso. Contudo, assistir Avatar no formato normal de exibição não retira do espectador a experiência de ser transportado para o mundo inventado por James Cameron, basta abrir bem os olhos e se deixar levar pelas sequências muitas vezes até bem surreais de Avatar.

Clique aqui para assistir o trailer.

Comentários

Avatar é um dos melhores filmes de ficção que ja assisti. Assisti ele no formato normal, e em 3D, mto bom mesmo...