EDITORIAL: Rápidas Impressões Cotidianas

Segundo alguns estudos dirigidos por psicanalistas, médicos, etc., nosso cérebro registra tudo a nossa volta. Tanto as coisas boas quanto as ruins. Registra o que prestamos atenção e também o que nem sequer olhamos. Gestos, palavras, mesmo quando tais atos não são dirigidos a nós, ficam registrados em nosso cérebro. Conversas paralelas de terceiros, opiniões dadas sem pensar bem no que se diz, conversas vazias, de baixo calão, fofocas, tudo aquilo que não contribui em nada para nossa evolução espiritual e humana e afasta nossa nossa mente do que é bom, é facilmente absorvido pelo nosso cérebro. Mesmo que pensemos diferente do que se ouve, do que se vê, mesmo que nossa consciência seja contrária a atos irracionais, maldosos, traiçoeiros, sem sentimento e muito menos respeito pelo próximo, acabamos por absorver esse tipo de pensamento torpe na nossa sub-consciência. Isso é fato.

Para se ter uma ideia básica: a massificação da população pobre (financeiramente, culturalmente) do país, executada em grande parte pela televisão liderada pela Globo onde é exposto em suas novelas as piores ações do ser humano representadas glamurosamente por belos atores, personagens ricos, etc. As novelas são apenas um pequeno exemplo das ações que inundam o sub-consciente coletivo do que é desprezível. Acho eu ser impossível identificar todas pois elas estão a nosso redor, na nossa família, na nossa faculdade, no nosso trabalho, na nossa igreja. Estamos inseridos no que é ruim e não o contrário. Cheguei a acreditar que o homem era mesmo mal por natureza. Contudo, observando mais um pouco a engrenagem social vigente, percebi o homem como sendo uma espécie "Maria vai com as outras". Não se ofendam. Não é nada pessoal.

O homem é um ser coletivo. Criou sociedades, cidades, Estados. Desde a época em que vivíamos em tribos nômades de caçadores-coletores, sempre tivemos a necessidade de um "líder", na época, sempre o mais velho da família. Nos sentimos seguros quando alguém ou algo "cuida de nós". Muito bem. Com o passar dos séculos, hoje escolhemos nossos líderes que deveriam cuidar de nossa saúde, educação, segurança, etc. Periodicamente trocamos ou reelegemos os líderes políticos. Conseqüentemente a história vem nos mostrando que o homem vem escolhendo muito mal os líderes políticos uma vez que estamos prestes a entrar num grande período de incertezas graças à destruição da natureza pelo homem causada pelos governos e empresas.

Em nossa vida pessoal não é diferente. Escolhemos líderes. Como animal coletivo, nos agregamos em grupos sejam familiares, de amizade, de trabalho. Não é diferente também a nossa capacidade de errar nas escolhas pessoais, afinal, estamos escolhendo líderes sociais que, assim como os líderes políticos, estão destruindo nosso planeta. Com nossas atitudes rotineiras, do dia a dia, escolhemos nossos representantes sociais, nossos ciclos de amizades, quem nos rodeia. As escolhas são sempre nossas. E se escolhemos líderes tão ruins para agregar à nossas vidas, é porque nos falta opção? Ou porque preferimos deixar as escolhas para os outros com medo de tomá-las nós mesmos? É sempre mais fácil seguir para onde todos vão do que trilhar um novo caminho.

Escrevi todo esse texto para mostrar minha reles opinião, são as nossas escolhas do dia a dia, rotineiras que nos trouxeram aonde estamos hoje: num mundo inseguro, corrupto, imoral, desonrado, prostituído, violentado. Como disse no primeiro parágrafo, nosso cérebro tudo registra. Se apenas vemos, ouvimos e sentimos indiferença, incompreensão, ódio, traição, falta de respeito é porque vivemos num mundo cheio indiferença, incompreensão, ódio, traição, falta de respeito e é natural que nos tornemos pessoas menores que deixam o lado ruim dominar o bom. Escolhemos nosso destino com cada palavra dita, com cada passo dado, com cada segundo de atenção dispensada com o que é bom ou com o que é ruim. Não sei se consegui me expressar bem. De qualquer forma, eu tentei. Um súdito não pode servir a dois reis... Qual a sua escolha?

"Mantenha seus pensamentos positivos, pois pensamentos tornam-se palavras. Mantenha suas palavras positivas porque suas palavras tornam-se suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos. Mantenha seus hábitos posivitos porque seus hábitos tornam-se seus Valores. Mantenha seus Valores positivos porque seus Valores tornam-se seu DESTINO". Mahatma Gandhi

Fevereiro, 2010.
Walter A. Jr.
Editor

Comentários