12 de Março: Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre. O Decreto 84.631, de 09/04/1980, foi assinado pelo então presidente da República João Figueiredo. nos primórdios da acumulação do conhecimento apenas uma ínfima parcela das pessoas tinham acesso ao que existia de cultura e aos poucos documentos que eram guardados a sete chaves. Os escritos pertenciam a um pequeno grupo de privilegiados, aos governantes e aos seus protegidos. Dessa forma, o tesouro do saber não estava ao alcance dos pobres, dos escravos, dos plebeus, dos analfabetos, dos camponeses e dos povos dominados. Sem dúvida alguma, ao longo da evolução da humanidade, tal situação mostra muito bem todas as etapas de transformação e toda a evolução sofrida pelo processo sociohistórico do saber, pelo seu controle, pelo domínio do poder político sobre sua divulgação.

Porém, muitos cidadãos não concordam com esses freios e lutam para que as estantes das bibliotecas, por exemplo, sejam cada vez mais abertas e possam ser vasculhadas pelo maior número de pessoas. Por isso, o bibliotecário não pode ser apenas o encarregado de guardar livros, um fiscal de entradas e de saídas, ou um zelador de acervo. Por sua vez, o profissional formado em Biblioteconomia pode ser definido, de uma maneira mais geral, como um mediador entre a sociedade e o conhecimento nos mais diferentes tipos de bases materiais. Nos dias de hoje, além do livro impresso, é fundamental que o bibliotecário tenha amplos conhecimentos dos recursos da informática. Em síntese, o bibliotecário é o único profissional que pode garantir a qualidade da informação, disponibilizar leitura, cultura, conhecimento e fontes de investigação.

O curso de Biblioteconomia é realizado em quatro anos e tem como um de seus objetivos ensinar o aluno a lidar com os sistemas de informação, com as bibliotecas e com os bancos de dados. Além de oferecer aos estudantes as matérias tradicionais como comunicação, história da cultura, história do Brasil, língua portuguesa, línguas estrangeiras e métodos de pesquisa, prepara os futuros bibliotecários em cadeiras como a informação aplicada à administração de bibliotecas e formação e desenvolvimento de coleções. as bibliotecas são núcleos importantes da sociedade, alicerçadas na informação e nas tecnologias mais avançadas, que possibilitam o acesso, a armazenagem, o processamento, a medição e a disseminação dos conteúdos que resultam em conhecimento. Sejam públicas, sejam privadas, elas auxiliam a sociedade em suas instituições, geram empregos, profissionalizam os quadros funcionais, incentivam a especialização e contribuem diretamente para a formação e atuação de inúmeros interessados. Infelizmente, com o avanço do capitalismo e a crescente desvalorização do saber e da absorção da informação sem qualidade, muitos desses profissionais/acadêmicos que deveriam antes de mais nada amar o conhecimento, esquecem o importância ideológica e histórica do curso e terminam buscando nada mais do que sobrevivência técnica/profissional. Contudo, isso é um problema que atinge a maioria das profissões clássicas da humanidade que tiveram que se "adaptar" para não serem extintas ou desmembradas em cursos técnicos.

Fonte: Senado Federal, com adaptações e complementos.

A equipe TM não poderia deixar de prestar essa homenagem, afinal não existe cultura sem conhecimento, mesmo as mais incipientes.


Walter A.

Comentários

Anônimo disse…
bem atreasado mais passo aqui pra deixar minhas felicitações por ter o dia de minha futura profissaõ sendo lembradoo..

boa Walter