Impostômetro

São os impostos pagos pelo cidadão que mantêm os gastos do Estado e que custeiam os serviços públicos. O dinheiro arrecadado deveria gerar serviços públicos de qualidade em áreas como saúde, educação, transportes, segurança.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) tem desenvolvido um conjunto de ações visando esclarecer a população brasileira de que todo cidadão, até mesmo aquele que atua na economia informal, paga impostos e é, portanto, um contribuinte e que ser informado, de maneira transparente, sobre o quanto paga de impostos é um direito previsto na Constituição. A ACSP é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1894 e que tem como missão a união dos setores empresariais, a defesa da livre iniciativa e a prestação de serviços de qualidade a seus associados.

Para conhecer o peso dos impostos sobre seu orçamento visite a Calculadora do Imposto na Internet: www.calculadoradoimposto.org.br

No site dá para conferir o cálculo das receitas correntes (receitas tributárias, mais transferências da união e do estado e mais outras receitas não-tributárias) de qualquer cidade do Brasil desse ano, basta selecionar o estado, cidade e clicar em visualizar.

Comentários