MÚSICA: Jimi Hendrix

- Jimi Hendrix
- Eletric Ladyland, 1968.

Nascido em seattle em 27 de novembro de 1942, James Marshall Hendrix começou tocando blues, influenciado por Muddy Waters e Robert Johnson. tocou em diversas bandas com amigos até se mudar para new york, em 1963, onde passou a trabalhar como músico de estúdio, gravando e tocando com os Isley Brothers, Jackie Wilson, Sam Cooke e Little Richards.

Jimi era extremamente tímido. Fora dos palcos, um homem de poucas palavras. Em ação um homem endiabrado: usava roupas psicodélicas, dançava como se estivesse possuído e disparava riffs e fraseados das fenders cheias de efeitos inovadores para à época - hoje tão comuns em qualquer música pop ou underground - sem falar na mania no mínimo extravagante de queimar guitarras em meio aos shows.

Hendrix decidiu abandonar a carreira de músico de apoio em 1966. e no ano seguinte estreava com o já tão aclamado álbum You Are Experience? liderando a banda Jimi Hendrix Experience que contava com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell. Juntos eles fizeram sucesso na Europa e conquistaram os EUA graças a sua música totalmente nova, cheia de energia e elementos que ninguém tinha ouvido, ainda. O guitarrista dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia. Hendrix foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica.

Eletric Ladyland é o segundo álbum da trupe. É possível identificar a evolução pois Jimi manera na fúria inicial e carrega na técnica apurada sem perder o peso e complementando sua identidade musical com músicas que vão do (hoje chamado de) pop [Have You Even Been], hard rock [Crosstown Traffic, Come On (Let The Good Times Roll), Gypsy Eyes], blues, [Voodoo Child] jazz [Rainy Day, Dream Away], rock psicodélico [Little Miss Strange, Long Hot Summer Night, Burning of the Midnight Lamp]. Enfim, o álbum todo é ótimo, ouve-se da 1º até a última música e a idéia de pular uma faixa sequer vem à cabeça.

Em 1970 Hedrix, inaugura seu próprio estúdio em Nova York, e o batiza de Electric Ladyland. O lugar demorou meses até ficar pronto do jeito que Jimi queria: as paredes do lado de fora do prédio impressionava os pedestres pois eram arredondadas para facilitar a acústica. O músico gastou na época 1 milhão de dólares na empreitada. O guitarrista faleceu em londres alguns dias depois, por intoxicação com barbitúricos e sufocado pelo próprio vômito. Jimi Hendrix morreu, mas continua influenciar inúmeros guitarristas. Clique aqui para baixar direto do nosso HD Moderno.

Walter A.
www.twitter.com/walter_amaral
Bookmark  and Share

Comentários