Blogroll

3 de jun de 2010

Livros/HQs: Gaiman, obra-prima Asterios Polyp e J. Austen para jocosos

SANDMAN, DE NAIL GAIMAN, VOLTA ÀS BANCAS E LIVRARIAS EM EDIÇÃO CAPRICHADA

Uma das séries mais importantes da história ganha tratamento de primeira em seu retorno a bancas e livrarias. Sandman Edição Definitiva Vol. 1 traz a obra máxima de Neil Gaiman (Colarine) encardenada - serão quatro volumes -, recolorida e recheada de extras que esmiuçam como Gaiman mergulhou em uma parte obscura da história da DC Comics e de lá emergiu com uma mistura de aventura e mitologia, fábulas e genialidade.

Esta primeira parte, uma versão daptada para a realidade brasileira dos tomos Asolute americano, traz todos os elementos que fizeram do Sandman um dos personagens-símbolo do selo Vertigo, que abriga os títulso para leitores maduros da editora.



OBRA-PRIMA: ARTISTA DE BATMAN: ANO UM EXPLORA FILOSOFIA E RENASCIMENTO EM ASTERIOS POLYP


David Mazzucchelli ganhou notoriedade ao contar a origem definitiva do Homem-Morcego em Batman: Ano Um, escrita por Frank Miller. Ano passado, Mazzucchelli emergiu com Asterios Polyp, primeira obra em quadrinhos do novo século que pode ser chamada de obra-prima sem hesitação. Polyp é um professor de arquitetura premiado por seus designs, mas que nuca construiu um prédio na vida. Após ter seu apartamento destruído, retira-se para uma cidadezinha onde reinventa sua vida do zero. A exploração de sua nova existência esbarra em conceitos estéticos e indagações filosóficas, que Mazzuchelli coloca no papel de maneira complexa e visualmente acachapante.

ORGULHO E PRECONCEITO E ZUMBIS

Mash-ups são misturas de duas músicas, quado DJs criam algo único. O livro de Seth Grahame-Smith é assim: ele se apropriou de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, e, sem mutilar (muito) o texto original soma a ele mortos-vivos sedentos de sangue. A idéia bizarra, funciona bem e dé deliciosamente divertida. Entre chás da tarde e lições de kung fu para sobreviver à horda de zumbis, o romance virou moda e já deu cria: Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos. Este último está para ser lançado aqui no Brasil, e Orgulho... em breve deve parar nos cinemas.







Fonte: Revista SET; Edição Maio/2010.

Bookmark and Share

0 Deixe seu comentário: