Morre o Nobel de literatura José Saramago

Foto: AFP

O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarota, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18). A informação foi passada à agência de notícias EFE pela família do escritor de "Ensaio sobre a cegueira".

O escritor português era um dos maiores nomes da literatura contemporânea e vencedor de um prêmio Nobel de Literatura. O autor era tido como o criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX e uniu a atividade de escritor com a de homem crítico da sociedade, denunciando injustiças e se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época.

Saramago mantinha o um blog chamado Outros Cardernos de Saramago, o qual desde fevereiro deste ano vinha sendo atualizado com textos publicados pelo escritor em diversos jornais e revistas. Seu último post foi no dia 13 de fevereiro de 2010, entitulado "Nem leis, nem justiça". Porém, o último posto de seu blog, atualizado por membros de sua Fundação, tem o título de "Pensar, pensar", e Saramago expressou sabiamente que "Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma."

Foi embora o homem, ficaram suas palavras e ideais, e ainda mais que isso, seu exemplo. Palavras podem ser seguidas, só o exemplo arrasta como uma correnteza.

Fonte: G1.com.br, com complemento nosso.

Bookmark and Share

Comentários

Anônimo disse…
Saramago fará falta!
Mas não é sobre isso que venho falar.

Faz alguns dias que vocês não postam por aqui. E sei o porquê: União dos Palmares foi um dos municípios mais afetados pelas chuvas. Espero que todos estejam bem! E com o fé em Deus, tudo irá ser reconstruido.

Aqui, em Maceió, estamos nos mobilizando ao máximo para que os donativos cheguem o mais rápido possível. Tenho um apreço muito grande pela cidade e acredito que, mesmo que não seja breve, com perseverança e muita solidariedade teremos momentos melhores.

Sorte a todos nós! E que não chova muito! Que não chova!

=/

Um abraço.
Dallas Diego disse…
Um dos meu autores favoritos, como a Sara falou, é uma grande perda para os amantes de uma boa literatura!!

....
Wenndell Amaral disse…
Uma enorme perda. Na literatura e na vida social. A sexta-feira, dia 18 de junho, foi de luto e pesar pelo falecimento de Saramago e pela inundação nas cidades alagoanas e pernambucanas.