SOS Alagoas e Pernambuco

Desde a sexta-feira, dia 18 de junho, dezenas de cidades dos estados de Alagoas e Pernambuco, no nordeste brasileiro, sofrem por causa das enchentes em seus principais rios provocadas pelas chuvas fortes, além da liberação das águas de açudes e barragens da região.

Em Alagoas, segundo a Defesa Civil, as seguintes cidades foram afetadas pelo transbordamento de seus rios: Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje, União dos Palmares, Jundiá, Jacuípe, Branquinha, São Luiz do Quitunde, Matriz do Camaragibe, Paulo Jacinto, Murici, Rio Largo, Viçosa, Atalaia, Cajueiro, Capela, Maragogi, Marechal Deodoro, Satuba, Maceió, e Colônia Leopoldina.

Já em Pernambuco, ao todo, 49 cidades foram atingidas pelas chuvas, 13 municípios decretaram estado de emergência e destes, nove tiveram homologadas pelo Estado a situação de calamidade pública. Há cerca de 15 mil pessoas desabrigadas e um número parecido de desalojados.

União dos Palmares é uma das cidades que mais está sofrendo. O Rio Mundaú cresceu mais de 5 metros e adentrou nos limites da cidade levando consigo ruas inteiras. A situação de calamidade pública segue em outros municípios alagoanos, como Santana do Mundaú, Branquinha, Murici, São José da Laje, Joaquim Gomes, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Rio Largo, Viçosa, Atalaia, Cajueiro, Capela, Jacuípe e Satuba. No estado são mais de 177.200 pessoas afetadas. Desaparecidos : 607 pessoas; desabrigados: 26.141 pessoas; Óbitos: 29 (até a presente data).

Causa da destruição? Relatos de pessoas afetadas e de testemunhas da fúria das águas apontam que o nível dos rios subiu repentinamente, não dando tempo para uma reação pronta das famílias visando salvar seus pertences e proteger suas vidas. "Foi coisa de 15 minutos", muitos afirmam. A causa de tamanho volume d´agua tem explicação no rompimento de um açude (barragem) na cidade de Bom Conselho, Pernambuco, segundo notícias. Muitas pessoas também acusam a liberação das águas do "Açude Maria Maior", que fica localizado perto da cidade de São José da Laje, Alagoas.

SOS Alagoas e Pernambuco - Saiba como ajudar as vítimas em Alagoas e Pernambuco
Diante da situação na qual se encontra todas as cidades atingidas, toda ajuda é importante e necessária. Diversos órgãos estão trabalhando para amenizar um pouco as perdas. Clique aqui e saiba como fazer sua doação direcionada para as cidades atingidas. Itens Importantes para doação: Água potável, Alimentos prontos, Colchonetes e Cobertores, Fraldas, Material de higiene pessoal, Produtos de limpeza, Roupas e Sapatos.

Qualquer foto ou vídeo não demonstrará o que aconteceu nas cidades atingidas pelas águas. Cada pessoa que mantenha um movimento visando auxiliar as vítimas estará contribuindo. Todo esforço é válido. Os integrantes do Tempo Moderno encontram-se bem, mas diversos amigos, conhecidos, familiares e conterrâneos precisam de toda ajuda possível. E repetimos, este blogue solidariza-se com cada alagoano e pernambucano vítima das enchentes de junho de 2010. Que cada um faça sua parte e ajude o povo desta região já tão marcada e carente.

Comentários

Wenndell Amaral disse…
A cidade de União dos Palmares encontra-se ainda com deficiência no fornecimento de energia elétrica e água potável, mas alguns pontos da cidade já percebem melhorias. A rede de telefonia vezes funciona outras não. O acesso a internet não tem previsão de ser normalizado.

Cidades como Branquinha, São Jose da Laje e Murici estão em situação parecida.

Uma enorme tristeza.
Envio comentários para este BLOG e não publicam..Sõnia
Anônimo disse…
Cara Sônia, todos os comentários postados são recebidos pela equipe do TM.

Se algum comentário seu não foi publicado deve ter sido por algum problema no sistema do Blogger, isso infelizmente acontece.

Grande abraço e continue colaborando conosco.
A enchente foi muito violenta e arrasou a nossa cidade e as vizinhas... A tristesa no semblante das vítimas é de cortar o coração... Agora é a hora de nós palmarinos, alagoanos e brasileiros darmos ás mãos e ajudá as vítimas a se reerguerem... Estou muito triste pois muitos amigos meus foram afetados e só salvaram a vida...
Anônimo disse…
Estou a 1.400 km da nossa cidade e me sinto angustiado por não está vivenciando todo esse lastimável desastre. Eu acho que o meu sentimento não é muito diferente do que os das pessoas que estão aí: A impotência. Vivi dias difíceis sem ter notícias da minha família, dos amigos e da situação real por que passava o nosso povo. Só através de reportagens nas emissoras de televisão e na internet, mas sem informações dos blogs palmarinos. E a coisa mais difícil foi encontrar na internet pedido de muitos alagoanos, palmarinos e pessoas que eu conhecia e que estavam na mesma situação que eu; implorando para que alguém conseguisse notícias dos seus parentes. Isto foi muito marcante.
Só na segunda-feira às 14 horas, tive o primeiro contato com a minha esposa e foi com o relato dela que eu consegui captar o tamanho da tragédia.
Apesar de todo esse sofrimento, o nosso povo ainda tem que conviver com esses comerciantes inescrupulosos que se aproveitam da miséria alheia para levar vantagem com o aumento vergonhoso das mercadorias em seus estabelecimentos comerciais. É importante que depois que o nosso sofrimento diminuir os nossos conterrâneos possam lembrar daqueles "urubus" que deitaram e rolaram em cima da desgraça e do "calvário" dos nossos irmãos e boicotem estes estabelecimentos. Não deveremos esquecer desses IMBECIS!!!
Agora faço um apelo: DIVUGUEM OS NOMES DOS ESPECULADORES. AQUELES QUE ESTÃO SE BENEFICIANDO DA DOR E DA MISÉRIA DOS OUTROS.
Termino meu desabafo ainda angustiado meus caros, mas com esperança. A esperança que a nossa cidade retome sua rotina e que o nosso povo possa reconstruir não só suas casas como também as suas vidas. E que Deus acalme os corações daqueles que perderam seus entes queridos e na Sua misericórdia possa colocar os que partiram de forma trágica no lugar que lhes é devido.

Um abraço do palmarino angustiado,

Jailton Alves
e.mail: jailton_af@ig.com.br
Wenndell Amaral disse…
Caríssima Sônia, os comentários que nos são enviados para aprovação pelo servidor "blogger" são analisados assim que podemos e logo são aceitos quando não apresentam ofensa ou conteúdo impróprio ou inoportuno para o blog.

Os seus comentários que apareceram para aprovação foram aprovados e estão disponíveis aqui, um na postagem "A Nossa Terra da Liberdade" e o outro aqui nesta presente postagem.

Peço desculpas por algum transtorno e envio-lhe um abraço cordial. A participação dos leitores é sempre de grande importância para todos nós do Tempo Moderno.
Uma Mensagem de apoio e solidariedade espiritual a todos os que estão sofrendo, os deslocados, os desabrigados....
Na vida tem momentos em que perguntamos realmente, o que podemos fazer para diminuir o sofrimento.A solidariedade humana sempre tem sido dada a todos em todo planeta nestas ocasiões. mas não são totalmente suficientes para aliviar as dores internas.Estas, somente Deus pode consolar.Foralecendo nossa Fé, com forças além de nós mesmos, encontraremos conforto.Assim o povo do Hati suportou aquela dimensão.Cantavam e oravam a noite, de madrugada..Em eventos como estes, que tem sido agora rotineiros no mundo, então volvamos nossos corações a Deus!
Envio esta Oração Bahá'i que pode ser dita individualmente várias vezes ao dia intimamente, por quem desejar fazê-la:

"Há quem remova as dificuldades a não ser Deus? Dize Louvado seja Deus, Ele é Deus, todos são seus servos e todos aquiescem Seus Mandamentos !
Em um momento muito grave de saúde, na minha vida, repetia insistentemente, esta Oração, e meu sobrinho perguntava-me:Porque a senhora, fica repetindo estas Palavras, quase o tempo todo?
Disse-lhe: Meu filho, esta situação e doença que estou vivenciando é tão difícil de resolver, apesar do apoio de tantos;familia, amigos,conhecidos...que somente Deus, pode verdadeiramente remover o rumo das coisas.
E assim foi acontecendo, durante anos, fazendo, repetindo, e vendo a vida mudar, encontrando paz e serenidade.
Muitas coisas podem ser feitas pela humanidade, pelos amigos, pelos parente, pelos que dão solidariedade, mas nem tudo será possível resolver.Forças maiores estarão disponíveis quando afirmamos estas Palavras .Suplicando a Deus com certeza alguma coisa acontecerá.Daqui oro por todos, também esta Oração.
Sõnia-Bahái-Londrina