Mario Vargas Llosa ganha Nobel de Literatura

O escritor peruano Mario Vargas Llosa ganhou nesta quinta-feira o prêmio Nobel de Literatura de 2010. Em um comunicado, o comitê sueco responsável pela premiação informou que Vargas Llosa recebeu o prêmio "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual". Entre suas obras, estão "Pantaleão e as visitadoras" e "Travessuras da menina má". Seu novo romance, "O sonho do celta", deve ser publicado em breve.

Nascido em 28 de março de 1936 em Arequipa, no Peru, Vargas Llosa recebeu cidadania espanhola em 1993 e já havia conquistado importantes prêmios: o

Príncipe de Asturias, em 1986, Planeta, em 1993, e Cervantes, em 1994. Sua carreira também é marcada por polêmicas, como seu rompimento com o escritor Gabriel García Márquez.

Entre os cotados para receber o Nobel este ano estavam o argentino Juan Gelman, o mexicano Carlos Fuentes, os espanhois Javier Marías e Juan Marsé e o paraguaio Néstor Amarilla, entre outros.

O último autor hispânico a receber a premiação foi o mexicano Octavio Paz, em 1990. O prêmio de 10 milhões de coroas (US$ 1,5 milhão) é o quarto Nobel a ser concedido este ano. Os primeiros foram os de Medicina, na segunda-feira, Física, na terça-feira, e Química, na quarta-feira.

Fonte: OGlobo.com

Bookmark and Share

Comentários