Registros Legislativos - Lei n. 207, de 18 de março de 1963

Documentos são uma forma de contar e preservar a história. Dentre os diversos tipos de documentos, as leis municipais expressam determinado momento da vida política de um ente governamental. O Município de União dos Palmares (AL) possui mais de 1.400 leis municipais, muitas das quais desconhecidas ou esquecidas pela população. 

Os nomes das ruas, dos prédios públicos, os gastos públicos, o orçamento municipal, títulos de cidadania honorária e os símbolos municipais, dentre outras coisas, são exemplos do conteúdo das leis municipais. 

Com o propósito de divulgar documentos legislativos de valor histórico o advogado Bruno Monteiro, com apoio da arquiteta Nathalie Lessa, iniciou essa jornada para contribuir com a preservação da história de União dos Palmares.

Daí nasceu o projeto "Registros Legislativos", que tem como objetivo divulgar a história de União dos Palmares com base em documentos de caráter público. Apenas conhecendo o passado é possível valorizar o presente e compreender a importância em preservar o que deve ser preservado.

"Registros Legislativos" nasceu e está no Instagram desde janeiro de 2020, com publicações periódicas que contam a história de União dos Palmares através de suas leis.

O Tempo Moderno também será mais um canal de vazão desse projeto valiosíssimo e inédito para a cidade de União dos Palmares (AL). Segue abaixo as informações e o primeiro documento "escavado" pelos criadores do projeto.

Lei n. 207, de 18 de março de 1963 

Esta lei modificou o nome da principal via de União dos Palmares. A Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros anteriormente se chamava Av. João Pessoa. A lei foi sancionada pelo Prefeito Miguel de Medeiros Costa.

Fonte da imagem: Arquivo da Procuradoria Geral do Município de União dos Palmares (AL).
Texto de Bruno Monteiro, com adaptações de Wenndell Amaral.

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