EMAIL: CADÊ O ZUMBI?

O ZUMBI ESPORTE CLUBE fundado no dia 15 de novembro de 1954, por um grupo de jovens desportistas da época, foi o primeiro clube do interior a disputar a primeira divisão do Campeonato Alagoano, chegando, inclusive, a ser a terceira força do estado, porém, hoje, o clube encontra-se parado, sem apoio e não dispõe sequer de um time, ou seja, só vive na lembrança de alguns palmarinos saudosos.

O nome do clube é uma homenagem ao grande mártir ZUMBI, o último chefe do QUILOMBO DOS PALMARES. No momento o time do Zumbi encontra-se inativo e o seu estádio, ORLANDO GOMES DE BARROS (ORLANDÃO), com capacidade para quatro mil pessoas, está em péssimas condições de jogo, mas, mesmo assim alguns ainda se aventuram em jogar por lá.

A última competição oficial do Zumbi foi a segunda divisão no ano de 2001, o Zumbi precisava vencer para se classificar para a segunda fase e o jogo era no estádio Coaracy da Mata, em Palmeiras dos Índios e seria contra o Igaci, mas, não se sabe por qual motivo o Zumbi não compareceu ao estádio e sendo assim o Zumbi perdeu a chance e beneficiou a equipe do CSE, de Palmeira dos Índios, que se classificou junto do Igaci. Estranho não?

Era muito bom ver o Zumbi jogar contra equipes como CRB, CSA, CORINTHIANS, ASA, era um excelente passatempo, o estádio era sempre cheio, e o Zumbi tinha bons jogadores, claro que comparado aos outros times de Alagoas, como o goleiro Índio, o volante Terto, o atacante Marcelo Fumaça, e etc, mas, é uma pena a cidade de União, que possui segundo dados do IBGE 2008, a quarta maior população do Estado, não ter um time na primeira divisão, onde podemos ver cidades menores tendo essa oportunidade, como IGACI, MURICI, BOCA DA MATA, PENEDO, SANTANA DO IPANEMA.

Quem sabe o grande time do Zumbi volta um dia a nos alegrar nas tardes de domingo, mas primeiro, cabe a PREFEITURA MUNICIPAL recuperar o estádio ORLANDÃO, construído na administração do ex- prefeito JOSÉ PRAXEDES NETO que passa no momento por problemas de ordem estrutural, muro caído, cobertura das cadeiras cativas arrancadas, além do mais, a grama do estádio precisa de um corte urgente, pois parece mais um pasto.

Mas, enquanto o Zumbi não volta, vamos torcer por mais um clube que defende o nome de nossa cidade no meio futebolístico, o UNIÃO FUTEBOL CLUBE, dirigido e treinado pelo professor de educação física, MARINALDO LIMA, que joga atualmente o CAMPEONATO ALAGOANO em duas modalidades, o sub-15 e o sub-17, organizada pela FEDERAÇÃO ALAGOANA DE FUTEBOL No sub-17 o time está no GRUPO D, com 3 vitórias, 3 empates, 12 GP e 02 GC. No sub-15 o time também está invicto, e faz parte do GRUPO C, com 2 vitórias e 2 empates, 5 GP, 1 GC. O Campeonato ainda está em curso e vamos continuar acompanhando o desempenho de nosso time.

VIVA UNIÃO! VIVA ZUMBI!

VOCÊ SABIA?
O ZUMBI subiu para a primeira divisão no ano de 1996, ficando em 6º nesse ano. Em 1997, Marcelo Fumaça, atacante do ZUMBI foi artilheiro do Campeonato Alagoano com 14 gols.

Em 1998, o ZUMBI fez sua melhor campanha no Campeonato Alagoano, ficando em 5º lugar na classificação geral. Com 11 Vitórias, 05 Empates e 06 Derrotas, 36 Gols a favor e 25 Gols contra. Já em 1999, terminou o campeonato em 10º lugar no geral, sendo assim, foi rebaixado e nunca mais voltou.
Franco Maciel
universitário palmarino

Comentários

Franco Maciel disse…
Agradeço a todos do TEMPO MODERNO pela publicação!!! E vamos lutar pela volta do nosso ZUMBI!!!