ÚLTIMAS

Entrevista com Manoel Gomes de Barros, o Mano.

A Rádio Zumbi dos Palmares realizará neste quinta-feira, dia 06 de novembro, uma entrevista com o ex-governador e ex-prefeito de União dos Palmares Manoel Gomes de Barros.

Quem se dispor para formular perguntas basta enviá-las para o endereço de e-mail da rádio, que é o seguinte: radiozumbifm@hotmail.com

É uma boa oportunidade de escutar uma das pessoas mais influentes da política da região. O TM participará, dentro do possível, enviando perguntas via e-mail.

***

S
erra da Barriga será referência na América Latina.

A Serra da Barriga, no município União dos Palmares, será a referência do turismo étnico de toda a América Latina. A decisão foi tomada no primeiro 1º Encontro Ibero-Americano - Agenda Afrodescendente nas Américas, em Cartagena, na Colômbia. De acordo com o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, 12 ministros da Cultura de países latino-americanos, inclusive o do Brasil (Juca Ferreira), participaram do evento e ratificaram a escolha. "A decisão de tornar a Serra como ponto focal do turismo étnico foi tomada pela Secretaria Geral Ibero-Americana, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e dos Estados Ibero-americanos, com apoio dos ministros", explica Zulu.

O representante do Ministério da Cultura teve uma série de encontros, na última semana, com autoridades do Estado e do Município. Na quarta, Zulu recebeu em Brasília a visita do prefeito da cidade de União dos Palmares, Areski Freitas, o Kil. O chefe municipal foi propor parcerias para melhorar a infra-estrutura do Parque Memorial Quilombo dos Palmares e de acesso à Serra da Barriga.

A pressa tem motivo. Segundo Zulu, na Colômbia já ficaram definidas as primeiras ações na Serra - que devem iniciar em março do próximo ano. "Teremos a visita de 26 remanescentes de quilombos da América Latina, que vão vir financiados pelo FIDA, para conhecer o local e dar a partida ao projeto", conta o presidente da Fundação Palmares.

A notícia foi bastante comemorada por lideranças afro-descendente alagoanas. O coordenador do Comitê Gestor do Parque Memorial Zumbi dos Palmares, Zezito Araújo, acredita que o local tem uma grande importância para o desenvolvimento da região. "O crescimento do turismo na Serra só vai trazer o desenvolvimento para a cidade de União dos Palmares. Toda a população vai ganhar com isso", acredita.

Leia mais.

Comentários