Blogroll

12 de nov de 2008

ÚLTIMAS

Prefeitura cede terreno para ampliação de empresa

O empresário Daniel da SDI, recebeu no centro administrativo Antonio Gomes de Barros o decreto que amplia o terreno da fabrica do Toddynho em União dos Palmares em mais 3 mil metros quadrados.

O empreendedor recebeu o documento das mãos do prefeito Areski de Freitas , o Kil,

O decreto concede a empresa mais 3 mil metros quadrados para a ampliação do empreendimento.

fonte: tonilima.zip.net

***

Nesta última terça-feira, 11, tivemos na sessão da Câmara Municipal de Vereadores uma Audiência Pública sobre o Parque Memorial da serra da Barriga.

Coordenada pela vereadora Genisete Lucena. Antes dos assuntos pertinentes à audiência tivemos a ordem do dia, vale observar que dos atuais 10 vereadores, dois faltaram, Sebastião de Jesus e Joaquim de Brito (não reeleitos).

Para a mesa da Audiência foram convidados vários representantes: O Professor Zezito Araújo da UFAL, Elis Lopes da Secretaria Estadual da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, Djalma Roseno da AGRUCENUP, Manoel Feliciano - Vereador Eleito e Fabiana Alexandre do SINTEAL. Faltaram e não justificaram a ausência, O Prefeito da Cidade, o representante da Fundação Cultural Palmares e o da Secretaria de Estado da Cultura. O que comprometeu os esclarecimentos acerca dos direcionamentos do Parque.

Na discussão sobre o Parque a vereadora Genisete Lucena lembrou que dia 19 fará um ano que ele foi inaugurado, e até agora nada, algo que pudesse atrair e segurar turistas, “a serra está sendo tratada da mesma forma de quando não tínhamos o parque, e os que têm o poder de resolver faltaram” – disse a vereadora.

O Professor Zezito Araújo colocou que o acesso é fundamental e disse que tem uma emenda do senador Renan Calheiros com mais de 4 milhões de R$ para fazer o acesso à serra “O parque como foi construído não dá resposta aos nossos anseios e a nossa história, queremos ver a nossa história lá dentro daquele espaço” - disse o Professor. Na fala do professor percebi que ele não culpa a Fundação Palmares em nada.

O vereador Edvan Correia criticou a inoperância do município em não credenciar guias, em deixar a casa Maria Mariá e o ponto de informação na entrada da cidade fechados, em não termos um mercado de artesanato etc, tudo isso à espera das verbas federais “tem 9 km daqui para a serra, mas no inverno se torna 90 km. A iniciativa pública não investe em nada só a privada. Não sou vereador de oposição não, mas sou de posição” – disse o vereador.

Elis Lopes questionou sobre o que tem na Lei Orçamentária com relação a questão étnico racial.
Fabiana questionou sobre quem de União faz parte do Comitê Gestor do Parque Temático, e colocou que precisamos pedir apoio aos vereadores e ao prefeito para investir na UNEAL para que possa fazer pesquisa científica aqui em União (lá serra) já que é uma entidade gabaritada.
Djalma colocou que além dele representando a AGRUCENUP, temos no Comitê por União: Albertina representante dos quilombolas e Paulo Sarmento Secretário Municipal de Turismo.

Como encaminhamento da audiência foi proposto a criação de um fórum permanente para ir avaliando e discutindo as questões referentes ao Parque.

A questão do parque é muito séria, ainda hoje não sabemos quem vai cuidar do restaurante, se alguém cuidará ou se ele vai ser só enfeite ou será um restaurante para “ALGUNS” no dia 20 de novembro, “alguns” são aqueles que têm a credencial, coloco o restaurante como exemplo para o texto não ficar extenso, porém, sabemos que não é só o restaurante que está sem direcionamento. Logo logo opinaremos mais a respeito deste tema.

E este Comitê Gestor, qual a função dele? É uma indagação que ainda ficou sem resposta! Quem está adormecido? O comitê, a Fundação ou a População(nós)?.
Acorda União!


Fonte: blog AcordaUnião.blogspot.com - Sergio Rogério.


***

Brasileiras têm mesmas chances de educação que homens, diz relatório.

O Brasil está entre os 24 países que dão as mesmas oportunidades de educação a ambos os sexos, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Fórum Econômico Mundial (FEM). O país também está entre os 36 países que promovem políticas de saúde que beneficiam igualmente homens e mulheres. Apesar disso, o Brasil está apenas em 73º lugar no ranking que mede a igualdade entre os sexos.

Segundo o relatório do FEM, as brasileiras ainda têm pouca participação e oportunidade na economia do país, em comparação com os homens. Mas é no campo político que o Brasil tem o seu pior desempenho: é o 110º do mundo, em uma lista de 130 países. De acordo com o FEM, há pouca participação das mulheres em relação aos homens no Congresso e no Executivo.

O Brasil ganhou uma posição no ranking geral de igualdade entre os sexos, em relação à lista de 2007. O relatório compara as oportunidades que mulheres e homens têm em quatro áreas: educação, saúde, economia e política.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, a melhor aconteceu devido ao aumento no número de matrículas de mulheres na educação primária.

"Novas estatísticas sobre matrícula na educação primária ajudam a colocar o Brasil entre os 24 países que fecharam completamente o buraco de disparidade entre os sexos na educação."

Na América Latina e Caribe, o Brasil é o país com o 17º melhor desempenho no ranking. De acordo com o FEM, a Argentina (24º no mundo) e Cuba (25º) são os países que melhor promovem a igualdade entre os sexos na região. O México está em 97º lugar.

Em comparação com os países emergentes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil está atrás da Rússia (42º no ranking) e China (57º), mas supera a Índia (113º).

O relatório afirma que a Noruega é o país que melhor promove a igualdade entre os sexos, seguido por Finlândia, Suécia (que liderou o ranking de 2007), Islândia e Nova Zelândia.

Os países onde as mulheres têm menores oportunidades na sociedade são Benin (126º), Paquistão, Arábia Saudita, Chade e Iêmen (130º).

Fonte: bbcbrasil.com

1 Deixe seu comentário:

O mundo é babaca mesmo...pensei que não havia diferença faz tempo!!! QUanta ignorancia..depois se dizem escolas.
De qualquer modo, aqui não tem disso.
Ainda bem!
Você tbm, volte sempre, será sempre muito bem recebida!!
Besitos