1º Encontro de Comunicação da Zona da Mata - Zumbi dos Palmares

Na última segunda-feira, 22 de dezembro de 2008, ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal de União dos Palmares um encontro de comunicação reunindo diversos profissionais e amadores da comunicação da Zona da Mata do Estado de Alagoas.

Nomes de destaque da comunicação alagoana foram anunciados como palestrantes, compareceram Maikel Marques (Jornal Gazeta de Alagoas), Paulinho Guedes (Presidente do Sindicato dos Radialistas de Alagoas) e Edvaldo Alves (Rádio Palmares AM), devido a imprevistos os Srs. Cristiano Mateus e Bartolomeu Dresh não compareceram ao evento.

Representantes dos diversos segmentos da comunicação palmarina e das cidades vizinhas compareceram ao evento. O Tempo Moderno foi convidado oficialmente e se fez presente, nas figuras de seus colaboradores Bruno Monteiro e Wenndell Amaral.

Após a abertura do evento feita pelo prefeito de União dos Palmares, Areski de Freitas, o mesmo ouviu um apelo do Presidente do Sindicato dos Radialistas, para ajudar na implantação do curso Técnico de Radialismo no município em 2009, curso esse que possibilita a cessão de registro profissional aos profissionais da comunicação do Rádio e TV. O prefeito disse não medir esforços para colaborar com a implantação do curso na cidade de União dos Palmares.

Iniciadas as palestras o Presidente do Sindicato, Paulinho Guedes, discorreu sobre a valorização do profissional, o piso-salarial, a exigibilidade do registro profissional para exercício da profissão em 2009, dentre outros temas abordados mais no âmbito político-sindical da classe.

Terminada a participação de Paulinho Guedes, o jornalista Maikel Marques fez uso da palavra. Relatou a dificuldade de obter informações no início de sua vida profissional em meados do ano 2000, como a tímida inclusão digital e a internet através dos blogues tornou mais fácil essa busca por informações nos mais longínquos locais de Alagoas, a falta de asessorias de comunicação e o amadorismo em muitas Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos municípios alagoanos também foi abordado pelo jornalista, mas foi ao falar da ética e da submissão dos profissonais da comunicação aos proprietários dos veículos de Comunicação - na maioria políticos - que Maikel Marques iniciou um interessante debate entre os presentes.

O coronelismo de políticos e a irresponsabilidade com que radialistas se submetem a conveniência de grupos políticos ora administradores, ora opositores, diminui a classe e foi motivo de manifestações e declarações fortes de alguns dos presentes. A discussão descambou na política e na falta de publicidade por parte dos atos praticados pelos senhores vereadores de União dos Palmares.

Seguiu-se uma premiação entre os melhores da comunicação da Zona da Mata em diversas categorias, uma premiação feita com critérios escusos, mas que não ofuscam os profissionais e amadores ali contemplados.

Ao fim desse encontro, fica claro que a perseguição político/eleitoral sofrida por alguns profissionais em União dos Palmares e cremos em toda a Zona da Mata alagoana, principalmente os profissonais das emissoras de Rádio - indiscutivelmente o maior meio de comunicação da Zona da Mata e do interior alagoano - é tratada pelos detentores do poder político como maneira de manipular a informação, raros são os profissonais que não aceitam tal papel: o da falta de credibilidade. Que encontros como esse aconteçam mais vezes e o espírito de liberdade seja incorporado pelos senhores comunicadores.

Redação TM

Comentários