ÚLTIMAS:

O famoso acelerador de partículas do Cern (European Organization for Nuclear Research, em português Organização de Pesquisa Nuclear Européia) construído com a finalidade de colidir partículas de prótons para quebra-lás e descobrirem partiículas ainda mais diminutas que mede 27km e percorre a fronteira da França e da Suiça, teve um pequeno vazamento de hélio que danificou 53 das 57 imás do túnel. O conserto custará aos países patrocinadores da empreitada cerca de 29 milhões de dólares e o acelerador deve´rá funcionar antes de junho de 2010.

***

Astrônomos do Instituto alemão Max Planck captaram ecos de uma uma supernova - corpos estelares que sofrem shoque hipertérmico e implodem gerando bastante energia ao seu redor como uma lâmpada no universo - histórica: a supernova SN 1572, sendo este o ano de sua descoberta, foi confundida com uma nova estrela nunca antes vista e que na época era vista até de dia; com estudos sobre essa supernova, caíram as teses do universo ser imutável abrindo caminho para Galileu, Kepler, Newton, entre outros. Os cientistas disponibilizaram pela primeira vez imagens da supernova SN 1572: http://oglobo.globo.com/fotos/2008/12/04/04_MHB_supernova2.jpg

***
A secretária de Estado norte-americano, Condelleza Rice, viajou até Islamabad no Paquistão em conjunto com um aparato militar para reforçar a inteligência paquistanesa e contra novos ataques como os ocorridos na última semana por terroristas supostamentes ligados a Al-quaeda, atuantes no país, que mataram 188 pessoas dentro de hotéis de luxo na Índia, incluíndo o luxuoso Taj Mahal em Mumbai. A inteligência norte-americana afirma que os terroristas foram treinados e receberam apoio logístico no Paquistão, talvezs até contando com agentes do governo. O problema maior: tanto Índia quanto Paquistão têm bombas atômicas e ainda por cima disputam um terrítório à bala - Caxemira - a muitos anos. Rezemos todos pra que tudo acabe em paz. Mas tá difícil.

Redação TM.

Comentários