ÚLTIMAS:

RADIAÇÃO SOLAR AFETA A TERRA

A Agência Espacial Americana - Nasa, divulgou um grande buraco no campo magnetico da terra dez vezes maior do que o esperado: sete vezes o diâmetro terrestre. Também conhecido como magnetofesra, o campo magnético é uma espécie de bolha magnética que circunda o planeta e protege a superfície terrestre das partículas carregadas pelo vento solar, ou seja, radiação destruindo aos poucos a camada de ozônio e todo o resto.

"O campo magnético do Sol se reveste ao redor da magnetosfera, provocando a sua ruptura", afirma o cientista David Sibeck, da Nasa. Os cientistas explicam que o vento solar carregado de partículas "abre"o buraco na magnetosfera da mesma forma como um polvo envolve um objeto com seus tentáculos - um processo conhecido como Reconexão Magnética. Só desgraça nesse mundo de meu deus.

Fonte: http://www.nasa.com

***

BRASIL: PAÍS DE "ALTO DESENVOLVIMENTO HUMANO"

O Indice de Desenvolvimento Humano - IDH - do Brasil voltou a crescer em 2006, mas num ritmo que permitiu ao país apenas manter a 70º posição entre 179 países: grosseiramente uma nota 6,5. O ranking foi divulgado hoje pela ONU, e apesar de não alavancar posições, o Brasil obteve mudanças em itens considerados de alto desenvolvimento humano. A contagem é feita de 0 a 1, em decimais.

É considerado país de alto desenvolvimento humano a nação que obter mais de 0,800 de nota. Do ano de 2005 para 2006 o Brasil saltou de 0,802 pa ra 0,807. O Brasil melhorou nos três indicadores que compôem o IDH: expectativa de vida, educação e renda por pessoa. O único revés ocorreu na taxa de matrículas, um subitem do indicador de educação (o outro é a alfabetização). É bom salientar que nesye corrente ano será finalizada a pesquisa com relação ao desenvolvimento de 2007, umas vez que a organização proporciona esse espaço de tempo para que as mudanças se solidifiquem e deem sustentação à pesquisa.

O engraçado é que todo mundo reclama do Hugo Chaves, mas nesse raletório da ONU, a Venezuela tem nota 8,010, nove posições na frente do Brasil. Empatamos com o Equador com o mesmo IDH e ainda perdemos feio para os chilenos que ocupam o 40º lugar com IDH de 8,155.

***

AINDA NÃO, "VEREADORES"!

A Câmara Federal barrou a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) dos Vereadores, como ficou apelidada. Isso ocorreu no começo da tarde desta quinta-feira, 18. A Mesa Diretora da Câmara Federal decidiu, por unanimidade, não assinar a promulgação da PEC dos Vereadores (333/04), aprovada nesta madrugada pelo Senado em seção extraordinária.

A PEC já havia sido aprovada pela Câmara em maio deste ano, ela prevê o aumento do número de vereadores, dos atuais 51.748 para 59.791, em todo o Brasil. Os senadores, no entanto, modificaram os percentuais das receitas municipais que poderão ser destinadas às câmaras de vereadores. Dessa forma, segundo o vice-presidente da Câmara, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), explicou que a Mesa avaliou que a proposta foi alterada substancialmente no Senado e que, portanto, deve retornar à Câmara para nova análise. Na opinião de Inocêncio, a PEC deve tramitar no próximo ano e as alterações propostas só devem valer para o próximo mandato, ou seja, do ano de 2013 ao de 2017.

Caso a Câmara não tivesse obstruído a decisão do Senado, União dos Palmares taria sua câmara a partir de agora com 15 vereadores, dos quais, 5 seriam os beneficiados com a PEC, que seriam: Sebastião de Jesus, Genisete Lucena, Julio Paulino, Paulo Cavalcante e Nego da Serra, porém, tenham paciência vereadores, pois a coisa toda ainda está indefinida.

Fontes (com adaptações):
gazetaweb.com
g1.globo.com


***

ESPORTISTA PALMARINA É HOMENAGEADA EM MACEIÓ

A palmarina Kalynne Chagas, 18 anos, recebeu uma medalha nesta última quarta-feira, dia 17 de dezembro, juntamente com outros colegas esportistas amadores alagoanos, árbitros e jornalistas esportivos.

A jovem participou do evento "Os melhores do esporte amador em 2008", e na ocasião foram premiados durante a solenidade no auditório Aquatuni, do palácio República dos Palmares, com indicações sugeridas pelas federações esportivas do estado, 44 atletas, sendo dois paraolímpicos, 21 técnicos, 20 árbitros e cinco profissionais da imprensa.

Kalynne é estudante do curso de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Alagoas, pratica de maneira amadora as modalidades de Xadrez, Handball e Futsal Feminino e foi campeã na modalidade de Xadrez no último mês de novembro num torneio realizado pela Federação Alagoana de Xadrez. Além disso, ainda participa de vários campeonatos de Futsal e Handball no estado e fora, representando o CEFET-AL.

Redação TM

Comentários