FILME:

Na Natureza Selvagem

Into The Wild. EUA , 2007. Drama.

Com direção e roteiro de Sean Penn, o filme é inspirado num livro homônimo, escrito por Jon Krakauer, sobre a vida de Chris McCandless que aos 22 anos largou sua estável vida de bom aluno graduado de e classe média-alta para partir em busca de liberdade e aventura. Deixou para trás também a sua própria identidade, rebatizando-se por Alexander Supertramp. Com um destino em sua mente, o longínquo e desabitado Alasca, ele foi cruzando o continente e as vidas de muitas pessoas que lhe davam carona, casa ou um emprego temporário. Tudo isso por conta de reflexões feitas com base na convivência com sua família, os valores postados, os erros comentidos pelos seus pais, o vazio que sentia numa vida calcada e pilares mal feitos.

"Não se pode negar que a liberdade sempre nos extasiou. Está associado em nossas mentes como fuga da história da opressão e das obrigações entediantes.”

Na Natureza Selvagem é um road movie, gênero típico para descobertas e reflexão do personagem, Penn vai também mostrando um pouco do seu país tanto nos aspectos geográficos - passando por corredeira, deserto e neve - quanto humanos. Supertramp vai vendo e entendendo os diferentes níveis de relacionamento que podem haver entre as pessoas, como com os hippies Rainey (Brian Dierker) e Jan (Catherine Keener) e o solitário veterano de guerra Ron Franz, papel que rendeu uma justíssima indicação ao Oscar ao ator Hal Holbrook. O filme ainda leva a quem assiste citações explícitas e implícitas de autores como Tolstoi e Thoreau, muito bom.

A direção de fotografia conseguiu equilibrar a importância do protagonista com as paisagens ao seu redor. E para acentuar este trabalho, entra ainda a bela e emotiva trilha sonora criada por Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, em seu primeiro projeto solo.

Mas nada disso teria a mesma força sem o ator certo. Para interpretar toda essa catarse física e psicológica enfrentada pelo protagonista, Penn escalou Emile Hirsch. Mais conhecido pelos papéis de adolescentes que fez recentemente em filmes como Alpha Dog, Os Reis de Dogtown, Show de Vizinha e pelo personagem do recente filme da adaptação de Speed Racer dos irmãos Wachovsky.

W. A.

Comentários