ÚLTIMAS:

Morales declara vitória em referendo na Bolívia

O presidente boliviano, Evo Morales, declarou vitória após eleitores aprovarem uma nova Constituição para o país. Líderes da oposição, no entanto, afirmavam que ganharam terreno e prometiam trabalhar contra algumas das reformas.

Aprovada com cerca de 60 por cento de apoio em um referendo no domingo, a Constituição tem o objetivo de dar mais poder à maioria indígena do país, permitir que Morales dispute a reeleição ainda neste ano e dar a ele maior controle sobre a economia.

Morales assumiu o poder há três anos e é bastante popular entre os pobres e as etnias indígenas Aymará, Quechua, Guarani e outras. "Agora as pessoas excluídas e marginalizadas terão os mesmos direitos de todos os outros", disse um triunfante Morales a simpatizantes em frente do palácio presidencial em La Paz, na noite de domingo.

Índio Aymará e ex-líder dos plantadores de folha de coca, Morales é o primeiro presidente indígena da Bolívia e seguiu o exemplo de colegas sul-americanos --como o venezuelano Hugo Chávez e o equatoriano Rafael Correa, na busca por mudanças constitucionais.

Morales poderá disputar a reeleição em dezembro e é franco favorito para vencer. O apoio de 60 por cento ao "sim", apontado em pesquisas de boca-de-urna, no entanto, é menor que os 67 por cento que Morales conseguiu em uma eleição que poderia revogar seu mandato no ano passado. Críticos de Morales se apegaram a essa diferença de apoio e indicaram que tentarão bloquear algumas das reformas propostas.

Fonte: Yahoo Noticias

----

Apesar do alto consumo de produtos piratas, brasileiro ainda rejeita muitos deles

Apesar do aumento do consumo de produtos piratas , o brasileiro não adquire essas mercadorias de forma indiscriminada. De acordo com a pesquisa "O consumo de produtos piratas no Brasil", realizada pela Ipsos Public Affairs a pedido da Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), o item mais consumido é o de CDs piratas , que em agosto de 2008 registrou 83% da preferência.

Em compensação, o item que mais se destacou foram os DVDs falsificados, cujo consumo cresceu significativamente nos últimos dois anos. Enquanto na pesquisa de agosto de 2006 ele representava 35% das compras, em agosto de 2008, alcançou 69%.

Líderes do consumo

Outros produtos que figuraram entre as respostas foram os Óculos, Relógios, Roupas e Calçados, Bolsas ou Tênis, itens que mantiveram, assim como os CDs, o mesmo percentual de compra entre 2006 e 2008. Na tabela abaixo é possível verificar o ranking dos produtos mais consumidos , e a diferença apresentada em dois anos:

Repudiados pelos consumidores

Por outro lado, dentre os itens que os consumidores não comprariam de jeito nenhum, os Equipamentos Eletrônicos se destacam, com 41% de rejeição em agosto do ano passado, seguidos pelos Perfumes, com 20%, e pelos Programas de computador, com 19%. Os próprios CDs e DVDs alcançaram índices de 15% e 19%, respectivamente.

A seguir, estão discriminados os dez produtos piratas do topo da lista daqueles que os consumidores não comprariam de jeito nenhum, segundo pesquisa feita ano passado:
Ainda segundo o levantamento, a baixa qualidade foi a principal razão que afasta as pessoas dos produtos piratas, apontada por 55% dos entrevistados. Além dela, a falta de garantia também foi destacada por 20% das pessoas e apenas 8% indicaram o prejuízo gerado ao comércio formal como motivo para não adquirir itens piratas.

Fonte: Ipsos - Fecomercio/RJ

----

Novo blog em nossa cidade

O graduando em Agronomia, Dallas Diego, é o mais novo blogueiro de nossa cidade. Hospedado no link http://livrosmusicaetal.blogspot.com/ , o blog tem o objetivo de difundir dicas de livros, discos e outros petardos culturais. Congratulações a mais um palmarino comprometido em difundir a cultura lato senso.

Walter Jr

Comentários

Dallas Diego disse…
Grato ao pessoal do TM pela divulgação do blog. Vou tentar passar o melhor para nossos leitores.

Obrigado à todos.
Dallas Diego disse…
Grato ao pessoal do TM pela divulgação do blog. Vou tentar passar o melhor para nossos leitores.

Obrigado à todos.