Curso Técnico Profissionalizante de Formação de Ator/Atriz

“O ator não é aquele que põe máscaras e sim aquele que as joga fora.” (S.A.)

No dia 27 de Fevereiro (nesta próxima sexta-feira), acabam as Inscrições para o Exame de Seleção do Curso Técnico Profissionalizante de Formação de Ator/Atriz 2009.1, realizadas na Escola Técnica de Artes – ETA, localizada no Espaço Cultural de Maceió. Este Curso Técnico, cadastrado no CONDETUF - Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, visa promover às pessoas alagoanas todo um arcabouço físico e mental, para a construção de novos talentos no mundo artístico de Teatro.

Serão habilitados para o teste aqueles que já tenham uma autêntica experiência com Teatro, tendo cursado o “Iniciação Teatral” no Espaço Cultural em algum momento anterior. O “Iniciação” deve ser efetuado pelo candidato durante 6 (seis) meses. Tendo conseguido a aprovação e as horas necessárias nas matérias de História do Teatro, Expressão Corporal, Improvisação Cênica, Leitura Dramatizada e Técnica Vocal, o candidato estará preparado para fazer o Exame de Seleção para o Técnico.

O edital para o Exame de Seleção do Curso Técnico pode ser obtido na sede do ETA, no Espaço Cultural*, bem como o requerimento de inscrição e o formulário da Cena. As únicas restrições para fazer o Exame são que os candidatos sejam maiores de 16 (dezesseis) anos, já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e apresentem comprovação do curso de Iniciação ao Teatro com no mínimo 285 horas, como já foi abordado. Vale lembrar que o Curso é gratuito, visto que é vinculado à Universidade Federal de Alagoas.

Além das matérias teóricas, que abrangem conhecimentos acerca de como se procedeu a história do Teatro, seus principais movimentos e os grandes artistas mundiais e nacionais, como o famoso inglês Shakespeare e o fabuloso recifense Nelson Rodrigues; o Curso Técnico também oferece matérias práticas que, junto às performances e trabalhos desenvolvidos ao longo do mesmo, preparam o aluno para os mais acirrados desafios, que o mundo artístico nos proporciona.

Assim, sendo executado de segunda à sexta-feira das 19h às 22h, por um período de 2 anos e meio, o Curso Técnico Profissionalizante de Formação do Ator/Atriz concede ao aluno o direito ao registro profissional no Ministério do Trabalho (emitido pela Delegacia Regional de Trabalho - daí o nome DRT). Para modelos e atores, a DRT é emitida pelo Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão, o SATED, e é essencial para profissionais do mundo artístico.

Sara Albuquerque.

* Espaço Cultural, Praça Sinimbu, 206 - Centro, Maceió - AL.
Aberto das 16:00h às 22:00h. Fone para informações: 3326-7337.

Comentários

Wenndell Amaral disse…
Interessante, Sara. Poucos sabem de mais esse caminho profissional que se pode trilhar aqui no estado de alagoas. E, boa sorte pra você!
Anônimo disse…
:)
Obrigada, Wenndell!
Sim, sim... Infelizmente poucos sabem disso. Cerca de 100 vagas (50 em cada semestre) são oferecidas para pessoas que desejam fazer este Curso. E o detalhe principal: boa qualidade! ^^ Além de ser gratuito... (rsrs)