MÚSICA: O Teatro Mágico. Segundo Ato

O Teatro Mágico,Segundo Ato, 2008.

A trupe criada por Fernando Anitelli, se propõe nesta segunda etapa a entrar mais a fundo nos debates que cercam a sociedade desigual e desumana que nos rodeia. Esse é um trecho extraído do texto de apresentação do site oficial do projeto O Teatro Mágico, grupo musical formado em 2003 na cidade de Osasco, São Paulo. E, realmente, Fernando Anitelli, juntamente todo os demais integrantes, fez valer a proposta. Do começo ao fim, esse segundo trabalho do grupo é quase uma obra definitiva, por assim dizer.

Pelo nome nem é necessário citar que O Teatro Mágico trata-se de um grupo que reúne teatro e música. Mas já que fiz a citação, acrescento que além disso há também muita poesia e literatura. Agora, com o Segundo Ato, podemos perceber muita crítica e reflexão social e política.

No último dia 13 de março tive a oportunidade de ir ao tão elogiado show da trupe do Teatro Mágico. Confesso que o primeiro álbum deles não me disse muito, ou melhor, não me fez voltar a atenção de uma maneira mais específica para o grupo, apesar de ser bem interessante. Porém, o Segundo Ato foi o empurrão que faltava. Alguns shows que vou fico circulando, meio de lado, alheio à música e a apresentação, conversando, trocando falas com amigos e conhecidos. Diferentemente, no show do TM (não é abreviação de Tempo Moderno, é Teatro Mágico mesmo), quis prestar toda a atenção. Em muitos momentos me arrepiei. Escutar o CD nos fones de ouvido de um aparelho tocador de mp3 é algo totalmente diferente de estar no espetáculo. Se fechar os olhos ou até mesmo com eles e a mente aberta, pode-se viajar e parar noutro lugar. As letras tomam um realce modificado, melhor. A energia melhora a compreensão das mensagens. Uma experiência, se possível, única.
Segundo Ato superou em vários sentidos o primeiro álbum, Entrada Para Raros, de 2003. Está ai uma prova que a música brasileira pode prevalecer em meio ao bombardeio estúpido estrangeiro. A música, o sentimento, a idéia sobressai fazendo com que a poesia continue prevalecendo também.

Nas lojas, no site e nos shows pode-se encontrar os CDs do grupo à venda por um preço bem justo, bem como um livro de contos baseado nas músicas do primeiro CD e escrito por Maíra Viana, chamado O Teatro Mágico Em Palavras. Recentemente foi lançado o DVD Entrada Para Raros, com um show gravado em 2007, para quem nunca assistiu eles ao vivo ou quer ter o espetáculo guardado em casa, vale a pena comprar e conferir

Se ligue:
+ http://www.oteatromagico.mus.br
+ O Teatro Mágico no HD Moderno

Wenndell Amaral