ÚLTIMAS:

* Cinema:

Prêmio Vivo de Cinema Brasileiro divulga indicados da edição 2009

Ensaio Sobre a Cegueira (2008)

A edição 2009 do Grande Prêmio Vivo de Cinema Brasileiro será realizada no dia 14 de abril. Serão premiados com o troféu Grande Otelo profissionais em 25 categorias e haverá uma homenagem especial ao cineasta Nelson Pereira dos Santos, responsável por filmes importantes na história do cinema nacional, como "Vidas Secas" - 1963 e "Brasília 18%" - 2006.

Os campeões de indicações são "Estômago" e "Meu nome não é Johnny" com 14 cada, seguido por "Ensaio sobre a Cegueira", com 13 indicações e de "Chega de Saudade", com 11. Esta 7ª edição do prêmio que, desde o ano passado, conta com o patrocínio da operadora Vivo.

Concorrem ao troféu de melhor direção Daniela Thomas e Walter Salles por "Linha de Passe", Fernando Meirelles por "Ensaio sobre a Cegueira", Lais Bodanzky por "Chega de Saudade", Marcos Jorge por "Estômago" e Mauro Lima por "Meu nome não é Johnny". O prêmio deve ficar entre Fernando Meirelles e Lais Bodanzky.

Ao prêmio de melhor atriz estão concorrendo Cássia Kiss, como Marici em "Chega de Saudade", Cláudia Abreu como Glória em "Os Desafinados", Darlene Glória como Mércia em "Feliz Natal", Leandra Leal como Camila em "Nome Próprio" e Sandra Carveloni como Cleuza em "Linha de Passe". Sandra, que ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, na França, ano passado, é a favorita.

No prêmio de melhor ator estão no páreo Ary Fontana como Dona Dina em "A Guerra dos Rochas", César Trancoso como Beto em "O Banheiro do Papa", João Miguel como Raimundo / Alecrim em "Estômago", Selton Mello como João Guilherme Estrella em "Meu nome não é Johnny", Stepan Nercessian como Eudes no "Chega de Saudades" e Wagner Moura como Pedro em "Romance". Talvez possa acontecer alguma novidade, mas o troféu tende a ficar entre Wagner Moura o Stepan Nercessian num belo trabalho.

Ao todo, foram mais de mil profissionais indicados. O primeiro turno da votação foi realizado entre os dias 18 de fevereiro e 05 de março deste ano, quando foram escolhidos os finalistas de cada categoria. Concorrem os filmes lançados comercialmente entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008.

Clique aqui e veja a lista completa de cada categoria com seus indicados.

Fonte: O Globo.com, com adaptações e complementos.
Wenndell Amaral

Comentários