Opiniões

É interessante notar as diferentes interpretações sobre determinado assunto contido num texto ou expressado verbalmente em alguma situação. As interpretações muitas vezes são de concordância para com o emissor da opinião, do pensamento, em outras é de discordância. Pessoas educadas, por assim dizer, ou com um senso mais abrangente sabem discordar cordialmente, até não se incomodam em escutar o contrário do que acham, porém, outras se mostram extremamente inseguras, atacam, se ofendem, perdem o controle da argumentação, e isso se dá na maioria das vezes quando se emite uma opinião mais contundente do que de que se está acostumado a escutar, um opinião diferente.

A priori, opinião é algo pessoal, obviamente. Sabe-se que determinados grupos sociais compartilham opiniões parecidas, apóiam uns aos outros e defendem também aqueles pensamentos e ideais. Quando há discordância há desarmonia. Infelizmente, muitas pessoas que não compartilham com uma opinião emitida se acham no direito de insultar, “atacar” a outra parte como se a verdade ou o melhor jeito de crença sobre determinada coisa fosse somente dela.

Por isso, há um grande contingente de pessoas que devem aprender a escutar opiniões contundentes, fortes, não somente aquelas que estamos acostumados a ouvir, mansinhas, de leve e que servem mais para puxar saco ou para nada mesmo. Um pensamento diferente do seu tem mais serventia , muitas das vezes, do que aqueles iguais.

Aprender também a arte da interpretação das mais diversas formas de expressão, sejam elas contrárias ou a favor, é algo necessário na convivência social moderna em que vivemos. Deve-se interpretar não somente um texto ou algo escrito, mas também imagens, situações e o que escutamos, seja música ou sons abstratos. Para ter um poder de interpretação abrangente é necessário a vivência, é necessário conhecimento, ler um pouco (livros, jornais, artigos) ajuda muito.

Então, não se apressem em concluir rapidamente sobre determinado assunto, sobre determinada opinião emitida. Pensem, reflitam, interpretem. Quanto mais forte e mais argumentada é uma opinião, mais se deve prestar atenção. Não se deixem levar pela emoção só porque aquilo lido ou escutado foi de encontro ao que você pensa e defende.

Wenndell Amaral

Comentários

disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Wenndell Amaral disse…
O interessante é que serve também para você esse texto, Zé.
Walter Jr. disse…
Olá Zé, passar bem Zé.