O cinema de Simião

O blog A Terra da Liberdade apresentou a praticamente todos os palmarinos esse cineasta nordestino, Simião Martiniano. Dificilmente a população de União dos Palmares teria conhecimento desse filho ilustre da cidade, assim como também a maioria dos brasileiros.

Simião Martiniano da Silva, nasceu em União dos Palmares no ano de 1936. A sua história é bem excêntrica, vamos conhecer um pouco?

Aos dez anos Simião saiu de sua casa em busca da mãe. Ele saiu de casa levando apenas um saco com algumas roupas e uma rede. Ele tinha notícia de que sua mãe havia fugido por conta do marido alcoólatra e ficou sabendo que sua mãe, Matilde Maria da Conceição, estaria em Colônia Leopoldina, também em Alagoas, por meio de um espírito que "baixou" num vizinho. Porém, quando Simião chegou à cidade, soube pelo padre que a mãe tinha morrido.

Em 1998, os cineastas pernambucanos Clara Angélica e Hilton Lacerda fizeram um curta metragem intitulado "Simião Martiniano – O cineasta camelô", documentário sobre sua vida e no qual é o protagonista. Atualmente ele mora em Socorro, Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. Seus últimos filmes foram em 2007 "A valise foi trocada", gravado em sistema digital e "O show variado" em 2008.

Leia mais aqui e aqui.

Wenndell Amaral

Comentários

Autorretrato disse…
Muito legal o blog... informações leves e interessante... abraços