ÚLTIMAS:


"Novelas afetam brasileiros", diz jornal americano

Não é de hoje que as novelas brasileiras têm chamado atenção no exterior. Títulos como "O Clone", "Da Cor do Pecado" e "Terra Nostra" são ou foram sucesso em vários países pelo mundo. Mas agora, o poder de influência das novelas em cima dos costumes brasileiros entrou em pauta no "Washington Post", um dos principais jornais americanos.

O jornal acredita que as novelas estão ligadas diretamente à cultura brasileira. "As novelas criam moda no Brasil. Depois de "O Clone", atração gravada no Brasil e em Marrocos que foi ao ar em 2001, a dança do ventre virou febre", cita o texto. Dando exemplo de outra influência, a matéria cita a novela "Quatro por Quatro", quando uma das personagens usava flores na cabeça. "As mulheres brasileiras começaram a usar flores amarelas nos cabelos", diz.

Para defender a teoria de que a vida dos brasileiros é guiada pelas tendências das novelas, o professor da universidade do Texas, Antonio La Pastina, declarou que a teledramaturgia brasileira faz parte do Brasil contemporâneo. "As novelas se tornaram uma parte importante na construção da cultura brasileira. É difícil pensar no Brasil contemporâneo sem pensar nas novelas", declara.

O texto também traz o contraponto desta visão. O diretor de Comunicação da Globo, Luis Erlanger, se opôs ao conceito de que as novelas determinam o comportamento dos brasileiros. "Imaginar que as pessoas seguem tudo aquilo o que a novela mostra diminui a capacidade de livre arbítrio do povo. Chega a ser antidemocrático", afirma Erlanger.

O "Washington Post" também fala sobre a atual novela das 21 horas da Rede Globo, "Caminho das Índias", que segundo ele, tornou a cultura indiana popular no país. Sobre a mesma novela, a matéria fala sobre Tarso, o personagem interpretado por Bruno Gagliasso que sofre de esquizofrenia. O personagem teria chamado a atenção sobre saúde mental no Brasil e levado o
tema para outros programas. O próprio ator deu seu depoimento sobre o assunto. "É como se a Globo levantasse a bola para outras pessoas começarem a jogar", disse Bruno.

Enquanto lá fora discutem o assunto, aqui no Brasil é preciso lembrar que a audiência das novelas diminuiu de alguns anos pra cá. Porém, elas continuam sendo o programa favorito dos brasileiros.

Fonte: MSN Noticias

Nem precisa dizer muita coisa. Assim como as novelas são um retrato da "sociedade" brasileira, a sociedade brasileira é um retrato do Governo Brasileiro. Um Governo inepto, sem cultura mínima, que exalta atitudes anti-éticas e imorais e rechaça atitudes positivas. Os governantes são de baixa capacidade intelectual? A maioria da sociedade - empresarios, comerciantes, empregados - também são.

O pior disso tudo é o conformismo de mais de 180 milhões de brasileiros que mesmo sentindo esse vazio cultural na pele é incapaz de mudar interiormente para assim pleitear mudanças externas.


Walter Jr.

Comentários