MÚSICA: Chico Science & Nação Zumbi

-Chico Science & Nação Zumbi
-Da Lama ao Caos

Tambores-trovões, guitarras (pesadas, distorcidas, dubnianas, funkeadas, e também psicodélicas), percussão típica do maracatu pernambucano, assentados sobre linhas de baixo firmes e suingadas, incorporadas com o vocal repenteado de Chico Science que assimilava e cuspia de forma única o mundo moderno — opressor, violento e desigual — de uma metrópole do terceiro mundo nas suas letras, dão a Da Lama ao Caos todo o reconhecimento que o disco merece; não só aqui no Brasil — desde sempre os gringos europeus se encantaram pelo paredão estético sonoro inigualável que e ex-funcionário público e sua trupe conseguiam criar.

Ninguém nunca havia ouvido algo parecido. Um estilo de música estava sendo forjado entre as fornalhas dos mangues recifenses para tomar o mundo! A esse estilo deu-se (não sei quem) o nome de mangue-beat; denominação também dada ao movimento de bandas recifenses que saiam da toca junto com a Nação (para citar alguns: Mundo Livre S/A, Sheik Tosado). Chico ainda lançaria com a Nação mais um trabalho inédito e de mesma ou até melhor qualidade, mas Da Lama ao Caos foi um marco na música por seu ineditismo, ousadia. Marco esse que antecipou outro: a morte de Science num acidente de carro. CS&NZ em pouco tempo transformou a música nacional.

Depois de sua morte a Nação Zumbi começou a trilhar seu próprio caminho com o percussionista Jorge du Peixe assumindo os vocais e mantendo sua legião de fãs tanto por aqui quanto lá fora. Nada disso teria existido sem Da Lama ao Caos, que neste ano completa 15 anos de lançamento. Um disco necessário. Clique aqui para baixar as músicas.

Texto extraido da edição (impressa) nº 2 do Tempo Moderno. Clique aqui e tenha acesso a essa e outras edições em PDF.

PS: É NECESSÁRIO CRIAR UMA CONTA NO 4SHARED.COM PARA BAIXAR ARQUIVOS. É FÁCIL E RÁPIDO.

Lista das Músicas:

01. (Monólogo ao Pé do Ouvido) Banditismo Por Uma Questão de Classe
02. Rios, Pontes e Overdrives
03. A Cidade / Boa Noite do Velho Faceta
04. A Praieira
05. Samba Makossa
06. Da Lama ao Caos
07. Maracatu de Tiro Certeiro
08. Salustiano Song (Instrumental)
09. Antene-se
10. Risoflora
11. Lixo do Mangue (Instrumental)
12. Computadores Fazem Arte
13. Coco Dub (Afrociberdelia)


Walter Jr

Comentários