OMS decide parar de contar casos de gripe mundial

O Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou nesta sexta-feira (17) que a pandemia de Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína, está se espalhando pelo mundo numa velocidade "sem precedentes" e, por isso, decidiu parar de divulgar contagens de casos confirmados e países afetados pela doença. A pandemia de gripe "se disseminou numa velocidade sem precedentes", informou a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU). "Nas pandemias do passado, os vírus de influenza precisaram de mais de seis meses para se espalharem tanto quanto o vírus da gripe A se disseminou nas últimas seis semanas", compara a OMS em comunicado divulgado hoje em seu site.

Segundo o documento, a entidade informa que passará a concentrar sua atenção na atualização de informações de países afetados recentemente, a fim de acompanhar a disseminação do vírus da gripe A pelo globo. De acordo com a OMS, a contagem de casos individuais não é mais essencial para avaliar o risco representado pela gripe suína e o foco passará a ser os novos países atingidos pela enfermidade. "A OMS continuará solicitando que esses países reportem os primeiros casos confirmados e, no prazo mais rápido possível, forneçam semanalmente os números e a epidemiologia descritiva dos primeiros casos", prossegue a nota.Ainda assim, a OMS pede a todos os países que "monitorem de perto acontecimentos incomuns", como a eclosão de infecções graves ou fatais ou desvios de padrão que possam ser associados a um eventual agravamento da doença.

Em muitos países, as pesquisas e os exames laboratoriais absorvem recursos em excesso deixando os sistemas de saúde com menos capacidade de monitoramento de casos graves ou de acontecimentos excepcionais que poderiam indicar um aumento da virulência ou mutações no vírus da gripe."Em face de todas essas razões, a OMS não irá mais divulgar tabelas globais com os números de casos confirmados em todos os países", diz a entidade no comunicado. Em seu último boletim, divulgado na semana passada, a OMS informava pouco menos de 95.000 casos da doença no mundo, com 429 mortes. Mas a cifra está bastante desatualizada. Somente a Grã-Bretanha calcula que 55.000 novos casos da doença tenham surgido em seu território na última semana. As informações são da Dow Jones.

Fonte: AE

Comentários

Walter Jr. disse…
O dinheiro fantasma das Bolsas é mais importante que a Saúde Pública ou a OMS não quer assumir que a gripe está totalmente fora de controle?