4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Desde 2006 vem acontecendo o evento da 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos por meio da voz, luz, magia e movimentos do cinema. Foram quatro cidades naquele ano. Passamos a oito em 2007, a doze em 2008. Agora estende-se a dezesseis capitais em 2009: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Teresina. Nesse ano, a mostra teve sua abertura no dia 05 de outubro e seguirá até o dia 10 de novembro.

Em Maceió/AL, a mostra terá início no próximo dia 26 de outubro e vai até o dia 01 de novembro. Todas as sessões serão no Cine Sesi Cultural Pajuçara. Na abertura, dia 26, às 19 horas será exibido o documentário Corumbiara, de Vincent Carelli. No encerramento, dia 01, às 21 horas será exibido o documentário Garapa, de José Padilha. Entre a abertura e o encerramento, podemos destacar também a exibição do longa O Signo da Cidade, de Carlos Alberto Riccelli e do documentário Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim. Clique aqui para visualizar a programação completa com todos os filmes, data e horários.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul dá ênfase a questão da inclusão. Todas as sessões são gratuitas e mesmo os filmes brasileiros apresentam legendas para que possam ser acompanhados por pessoas com deficiência auditiva. Todas as salas de exibição são adaptadas para cadeirantes e cada cidade exibirá mais de uma sessão com áudio-descrição, recurso de acessibilidade destinado a pessoas com deficiência visual.

A 4ª Mostra é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com patrocínio da Petrobras e produção da Cinemateca Brasileira, contando com apoio do SESC/SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores.

Mais informações: http://www.cinedireitoshumanos.org.br

Comentários