"O Grande Circo Místico" de Jorge de Lima vai virar filme

"Começo o ano que vem as filmagens de "O Grande Circo Místico", baseado em poema de Jorge de Lima, que Naum Alves de Souza transformou recentemente em balé com música de Edu Lobo e Chico Buarque. Mas nosso filme não será um balé, nem um musical, mas sim uma saga secular sobre o amor na história de uma família. Mas, é claro, pretendo usar a música do balé. Estou terminando o roteiro final agora, em parceria com George Moura". Cacá Diegues, cineasta.

O cineasta Cacá Diegues é alagoano e é diretor de diversos filmes de sucesso como "Deus é Brasileiro", "Orfeu", "Quilombo", "Bye Bye Brazil", "Xica da Silva", "Tieta do Agreste", "Ganga Zumba" e "Joanna Francesa", esse último gravado em União dos Palmares. O filme, baseado no poema do poeta palmarino Jorge de Lima, vai começar a ser gravado no início de 2010 e será uma co-produção internacional, contendo alguns atores europeus no elenco de maioria brasileira.

O Grande Circo Místico conta a história de um grande amor entre um aristocrata e uma acrobata e conta a saga da família austríaca proprietária do Grande Circo Knieps, que vagava pelo mundo nas primeiras décadas do século. A história está nos 47 versos de Jorge de Lima, publicados no livro "A Túnica Inconsútil", em 1938.

"O Grande Circo Místico" foi também um espetáculo musical brasileiro de muito sucesso que estreou no ano de 1983 e mesclava música, balé, ópera, circo, teatro e poesia. Mas o sucesso foi tão grande que originou uma turnê de dois anos pelo país, sendo ela assistida por mais de 200 mil pessoas, em quase 200 apresentações. O espetáculo consagrou umas das mais completas obras já apresentadas no país, lotando o Maracanãzinho e o Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Só pra você ter noção, a trilha sonora do espetáculo foi musicada pela dupla Chico Buarque e Edu Lobo, ou seja, precisa falar mais alguma coisa?

O musical também foi transformado num disco coletivo, lançado pela Som Livre e o elenco incluía nomes como, Chico Buarque, Edu Lobo, Gal Costa, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Tim Maia, Simone, Zizi Possi e Jane Duboc.

Mas não para por aí, em 2002, a Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, também resolveu homenagear o poeta Jorge de Lima e levou para o sambódromo "O Grande Circo Místico". Nesse ano a Escola de Samba terminou o campeonato em 4º lugar.

Texto retirado do blog A Terra da Liberdade.

Comentários

Excelente esta noticia para nós alagoanos que vivemos fora do Estado há anos...Mas União dos Palmares, somente será Terra da Liberdade quando esta população desejar melhorar e sair deste patamar indigno de nalfabetismo, desta condição de incapacidade nutrida por todos nós mesmos, de podermos ler, refletir, lermos , compreendere tomar decisões conscientes. Não somos papagaios para repetir o que os outros dizem, afirmam ou falam, continuando aprisonados a si mesm e a uma ordem social injustica, sem ética.Alguma mudanças dependem da nossa própria vontade em querer mudar ....Sempre achamos que virá um milagre de fora? do céu? Nós seremos os atores de uma nova sociedade quando formos capazes de assumirmos nossas responsabilidadee, e entendermos que o maior bem do homem é a Educação, conhecimento..Nenhum pais avança sem esta condição de educação, e se deixarmos de sermos analfabetos funcionais.Parabéns pelo estímulo e motivação..Um grande desafio, onde há desinteresse pela educação, pouco estimulo e a invasão da internet.Sou alagoana da época onde a Educação, Leitura, estimulo ao conhecimento era considerado o Bem-Maior e honra.... Sõnia
O Grupo Cenico Musical Voz&Cia de Belo Horizonte tem um CD belissimo com a obra do Circo Mistico, que foi gravado com o aval do Chico Buaraque e do Edu Lobo!
Direcao de Ernani Malleta e Marcio Santana!
Vale a Pena ouvir!!!