Blogroll

9 de nov de 2009

FILME: Controle - A história de Ian Curtis

Control
Controle – A história de Ian Curtis
EUA/Inglaterra, 2007
Direção de Anton Corbijn


Com Sam Riley (Ian Curtis), Samantha Morton (Deborah Curtis) , Craig Parkinson (Tony Wilson), o longa que conta a história de Ian Curtis, os últimos anos de sua vida, até seu suicídio aos 23 anos de idade.

Control é um filme que aborda o tempo todo o seu título. Fala do controle, da falta dele, de perspectivas, desafios e frustrações. Quando Ian Curtis se depara com sua doença (epilepsia) ele tenta controlá-la. Quando se apaixona perde o controle e se deixa levar, depois tenta controlar sua vida não planejada. Tenta controlar sua atração por uma fã, mas não consegue. Tenta controlar suas emoções no palco mas não adianta nada. Mas, como controlar a vida? Não podemos. Ian também não pôde.

A vida de Ian Curtis, como sendo a proposta do filme, é contada. O jeito é diferente do que se pode esperar quando se escuta as músicas da Joy Division, banda da qual Ian era o vocalista e principal compositor, e quando se lê a respeito dele. Um pouco já tinha sido mostrado no filme A Festa Nunca Termina (24 Hour Party People, 2002), mas em Control é bem diferente, e melhor. É um filme feito com cuidado.
À esquerda Ian Curtis, à direita o ator Sam Riley.
Joy Division foi uma banda de apenas quatro anos de vida. Mesmo assim, influenciou incalculáveis outras bandas e pensamentos de milhares de pessoas. Muita coisa mudou depois dela. Talvez Control possa ser visto como um filme a servir de norte para outras produções que proponham falar de alguém.

0 Deixe seu comentário: