Imagens do Instituto Histórico

Será realizado no dia 2 de dezembro o lançamento do primeiro livro dedicado exclusivamente ao acervo iconográfico do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.

Acervo de grande valor e diversidade, esse tesouro, está, nessa publicação, visitado em uma pequena parte, criteriosamente selecionada. Novos livros deverão se candidatar para seguir adiante a tarefa de popularizar imagens da história alagoana.

Memória das Alagoas é o título da obra, editada numa parceria entre o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas - IGHAL - e o Governo de Alagoas. O livro tem 170 páginas e contém apresentação da lavra do governador Téo Vilela, nota explicativa por conta secretário Álvaro Machado, prólogo de autoria do presidente do IGHAL, Jayme de Altavila. O médico e intelectual Fernando Gomes é o guia do leitorado na vista as imagens publicadas.

A solenidade de lançamento, não por acaso, coincide com o aniversário de 140 anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, entidade que segue sendo (e se fortalecendo) a mais importante depositária da memória histórica alagoana.

Abaixo, como amostras grátis, duas imagens da obra em tela:

Casa de detenção de Maceió, ou a "cadeia velha", criminosamente demolida nos anos 70.

Carnaval de rua em Passo do Camaragibe, no ano de 1921.

Será que União dos Palmares ou outra cidade da zona da mata alagoana ganhou um pequeno espaço nessa obra? Só folheando pra saber.

Fonte: Blog do Enio Lins, com adaptações e complementos.

Comentários