Música: Them Crooked Vultures

O rock andava perdido, triste, sem muita vontade de viver... Alguns já afirmavam que ele havia morrido. Outros até diziam que ele havia renascido... Bem, o fato é que tudo na vida é um ciclo e com as vibrações sonoras não poderiam ser diferentes. O rock andava tão confuso ultimamente que foi preciso que uma coalizão fosse criada. Dave Grohl, John Paul Jones e Josh Homme são homens por trás dos Them Crooked Vultures, que lança seu primeiro albúm homônimo esse mês.

O TM não poderia deixar de dar esse presente aos amantes da boa música. O rock de hoje andava tão confuso, tão influenciado por não sei o quê... Bandas que estavam no auge no final dos anos 90 e começo dos 2000, como Red Hot Chili Peppers, U2, Pearl Jam, etc, etc, cairam num ostracismo imenso, ao ponto de seus integrantes formarem outras bandas paralelas com integrantes de outras bandas de renome. Joe Satriani juntou-se a Chad Channing (bateria do Red Hot) e Sammy Hagar (ex Van Halen) para formar o Chikenfoot. Flea (baixista Red Hot) juntou-se com Tom York (vocal Radiohead); Ian Asburn (ex The Cult) juntou-se aos ex integrantes do lendário The Doors e saíram em turnê... e assim sucessivamente vem acontecendo, todos se reunindo, tentando buscar algo novo para salvar o bom e velho rock and roll .

Quem não conhece os nome citados no primeiro parágrafo, com certeza vai lembrar das 3 bandas por onde passaram esses abutres tortos (tradução livre): Nirvana, Led Zeppelin e Queens Of The Stone Age. Todas dispensam comentários e tiveram suas carreiras marcadas por acrescentarem vitalidade e inovação no rock.

O projeto existe desde 2005, mas apenas agora eles resolveram lançar oficialmente. Josh Homme conveceu Grohl a voltar para as baquetas e dar um tempo no Foo Fighters. Que por sua vez pediu a presença de Jonh e foi atendido. O disco é o que eles são: uma mistura de Led, Nirvana e Queens Of The Stone Age. Por isso chamou tanta atenção.Não, eles não vieram para salvar o rock como tanto já se proclamou por aí a cada novo verão. Eles se reuniram para, acima de tudo, fazer o que mais gostam: tocar. Ex integrantes de bandas "alternativas", esses quase senhores, mesmo já experimentados na vida da estrada, mostram que um tempo parado, estático, sempre faz bem pra recarregar as energias. Grohl não perde a potência e coordenação perfeita na bateria, acompanhado pelas viajantes linhas de baixo de Jones enquanto Homme destila toda sua técnica psicodélica-hard-punk-blues em suas suites de guitarra calibradas por efeitos mais que viajantes.

Eles não vieram pra salvar o rock. apontar que rumo seguir, tentar mostrar o que não precisa ser mostrado, apenas subentendido. Eles não querem apontar a direção certa. Mas também não vieram para confundir. A ideologia deles é clara. As letras, à cargo de Homme, indicam apenas histórias de vida mas, não do modo heróico ou sofredor que se vê hoje. Amor, violência, desespero, tristeza, rompimentos, retomadas, sarcasmo, ironia, sadismo... A experiência de cada membro somado juntamente com a vontade de soar despretencioso e sincero, fizeram com que fluissem 13 músicas de uma qualidade a muito tempo não vista. Albúm já considerado clássico.

Enquanto as bandas emos e pop-teens tantam mascarar a decrepitude do rock, maquiando-o e fazendo-o parecer "jovem", o Them Crooked Vultures, vai na contramão; anda pelas sombras e te leva a atmosferas das mais soturnas, pairando como névoa lúgubre, espantando com as asas de abutre todo a inércia, apatia e descrença dessa nova geração que nem sequer consegue distinguir mais o que é preto e o que branco. Clique aqui para baixar o disco.

Set List: 1.No One Loves Me & Neither Do I - 2.Mind Eraser No Chaser - 3.New Fang - 4.Dead End Friends - 5.Elephants - 6.Scumbag Blues - 7.Bandoliers - 8.Reptiles - 9.Interlude With Ludes - 10.Warsaw Or The First Breath You Take After You Give Up - 11.Caligulove - 12.Gunman - 13.Spinning In Daffodils.



Walter Jr.

Comentários

Walter Jr. disse…
Galera, falta da nona musica em diante, mas breve postaremos; problemas no 4shared.