Projeto Cinema da Cidade

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema - ANCINE, Manoel Rangel, lançaram no dia 4 de novembro, o projeto Cinema da Cidade durante evento que aconteceu em comemoração ao Dia Nacional da Cultra na Câmara dos Deputados Federais.

O projeto Cinema da Cidade faz parte do Programa de Expansão do Parque Exibidor de Cinema articulado pela ANCINE para estimular a instalação de salas em cidades e zonas urbanas desprovidas ou mal atendidas por esse serviço, municípios entre 20 e 100 mil habitantes, com o objetivo de diversificar, descentralizar e expandir a possibilidade de acesso ao cinema. O programa abrange ações de financiamento, investimento e desoneração tributária.

No caso do Cinema da Cidade a meta é financiar, por meio de emenda parlamentar e através de convênio com as prefeituras, a construção ou recuperação de complexos de exibição em cidades de pequeno e médio porte que não contam com esse serviço. Além de salas de cinema o projeto prevê a instalação de bonbonnière, sala multiuso (para eventos e oficinas culturais) e espaços comerciais.

Para participar, as prefeituras devem apresentar à ANCINE o projeto de construção ou recuperação das salas de cinema. Uma vez contemplada, a prefeitura deverá selecionar, por meio de edital público, uma empresa exibidora para a gestão do complexo.

Chamo aqui a ATENÇÃO da Secretaria Municipal de Cultura, na pessoa de seu secretário Elson Davi, também da Prefeitura de União dos Palmares, na pessoa do fidedigníssimo Sr. Areski de Freitas, União dos Palmares merece, pelo menos, um estudo sobre a questão. Pode-se procurar parcerias com empresas aqui já instaladas para esse projeto. Não custa nada tentar. É uma chance muito boa para passar desapercebida.

Comentários

KulturArt disse…
Grande oportunidade Elson, não deixe passar batido.
Wenndell Amaral disse…
Concordo. Oportunidade que não pode ser perdida com toda certeza. Vamos ver.