MÚSICA: The Doors

-The Doors, 1967.

Esse é o disco de estréia do lendário grupo surgido no ano de 1965 quando Jim Morisson (vocal) encontra Ray Manzarek (teclados) na escola de cinema UCLA, na california. Robbie Krieger (um dos melhores guitarristas do mundo) e Jonh Desmore (bateria) se juntam à banda e gravam esse disco homônimo em uma semana, entre o final de agosto e inicio de setembro de 1966, porém o disco só seria lançado no ano seguinte, tendo influenciado até a grandiosa Pink Floyd em seu disco também de estréia. Morisson é figura mitíca, consumia em excesso LSD e bebia bastante. Tinha um lado espiritual muito forte, dizia encontrar-se com um pajé no deserto quando tava pra lá de bagdá...

O que realmente importa era a arte dessa figura ímpar. Quando os The Doors começaram a se apresentar e o público começava a se entregar aquele som novo, que fundia blues, rock and roll, hard rock, psicodelia, jazz, bossa nova... As apresetações dos Doors doram se tornando lendárias: enquanto Jim cantava clássicos como Break On Through, Lyght My Fire, Back Door Man, The Crystal Ship, entre outros, um verdadeiro ritual xamânico era puxado pelo egocentrico vocalista. Rodas se formavam, incitações contra a polícia e contra a sociedade de classe média eram bravejadas e seguidas fielmente pelos fãs. Aquilo foi dando a áurea mítica e todos queriam ver os "malucos trangressores" dos The Doors.

A banda durou apenas 5 anos, lançados outros grandes trabalhos, mas esse é o marco inicial. O sucesso inevitável combinado com a índole auto-destrutiva de Jim, sesemboracam em uma combinação mortal para o poeta. Em 1971, após "fugir" com sua quase-esposa Pamela Courson para Paris, Jim Morisson é encontrado morto em seu apartamento. Oficialmente, Jim morreu do coração. Mais tarde se soube que nenhuma autopsia foi feita antes de enterrá-lo Cemitério de Père Lachaise a 7 de Julho. Mas como toda lenda, e é por isso que escrevo nesse momento - para manter a lenda viva - existem inúmeras outras idéias sobre sua morte onde se acusam desde a CIA aos comunistas...

Existem rumores persistentes de que Morrison simulou a sua morte para escapar à fama ou que morreu num clube noturno e o seu corpo foi então levado secretamente para o seu apartamento. Contudo, no seu livro Wonderland Avenue, Danny Sugerman, antigo manager de Morrison, afirma que durante o seu último encontro com Courson, que ocorreu pouco tempo antes de ela morrer de overdose de heroína, esta confessa ter feito Morrison entrar na droga e, por causa dele ter medo de agulhas, foi ela que lhe injectou a dose que o matou.

A arte é sempre maior que os homens. Clique Aqui para baixar direto do HD Moderno.

Lista de Músicas: 01.Break on Through - 02.Soul Kitchen - 03.The Crystal Ship - 04.Twentienth Century Fox - 05.Alabama Song - 06.Light My Fire - 07.Back Door Man - 08.I Looked At You - 09.End Of The Night - 10.Take It As It Comes - 11.The End.

Comentários