Cineclubes: SAv e Iphan implantarão 28 salas de exibição este ano

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vão implantar cineclubes com salas de exibição digital de filmes em 28 cidades históricas brasileiras neste ano. A parceria foi assinada no último mês de dezembro.

A meta é ampliar o projeto para novas cidades levando experiência do cinema até lugares onde não existem salas de cinema, como em Pernambuco, Santa Catarina, Fernando de Noronha, Recife, Mato Grosso do Sul, Itaiópolis, dentre outras.

As exibições serão semanais e começa em fevereiro, com entrada gratuita. Ainda estão previstos debates e diversas atividades logo após a exibição dos filmes, a fim de estimular a reflexão com a participação da população local.

As salas serão instaladas em espaços geridos pelo Iphan ou pelas prefeituras, secretarias de cultura locais ou sociedade civil, em parceria com o Iphan. O acompanhamento do projeto será feito pela Secretaria do Audiovisual que forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um representativo catálogo do cinema nacional.

Em Alagoas, a cidade escolhida nessa primeira iniciativa foi Marechal Deodoro, com a Casa do Patrimônio Iphan (antiga Casa de Câmara e Cadeia), na Rua Dr. Tavares Bastos, s/n, centro. Clique aqui para confirir todas as 28 cidades.

Fonte: Ministério da Cultura, com complementos.

Comentários