Liberdade de Expressão: É Hipocrisia na Certa

Quando um país formado por hipócritas decide usar o twitter contra alguém.

Por Zema*

O apresentador do Jornal da Band, Boris Casoy, é o protagonista do mais recente escândalo virtual–nacional, ao ridicularizar os votos de ano–novo felicitados por dois garis do “alto de suas vassouras”. Ao expressar seu pensamento através das frases “... que merda... dois lixeiros desejando felicidades... do alto das suas vassouras... dois lixeiros... o mais baixo da escala do trabalho...” que vazou durante uma falha, o jornalista tornou – se, com o seu vídeo, um hit de acesso no youtube.com e alvo de torpedos inflamados no twitter.com e outros blogs espalhados pela internet. Alguns deles pedem até a sua demissão.

Sabemos que qualquer informação transmitida via internet atinge milhões de pessoas em segundos. O que pode transformar um bebê koreano, recém – nascido e de cara feia em celebridade. Como pode jogar no limbo qualquer estrela do showbiz. Seja ela de primeira ou quinta grandeza. O mesmo Boris Casoy que outrora recebia elogios pelo seu “isso é uma vergonha”, quando proferidos a políticos corruptos, hoje é atacado com sua própria arma.

Ao que ler e entende errado, não defendo o jornalista aqui, também nãos o critico. Creio que cada um seja responsável por seus atos e que, diante disso pode falar o que bem entender. O que falo é da HIPÓCRISIA, tão disseminada na internet. Território livre onde, sem receio algum, ataca-se aos montes personalidades como Lula, Xuxa, Rubens Barrichello, BBBs entre outros.

Quem nunca fez piada, ou teve um pensamento velado, com loiras, gordos, negros, religiosos, gays e, até mesmo, garis? Ao fato do momento é que foi uma pessoa pública que expressou o seu pensamento. O que acontece é que, se não tivesse vazado nós daríamos boa noite tranquilamente, como antes. Mas no Brasil celebridade falando o que pensa, é um tremendo pecado.

Enchemos a boca para dizer que todos têm direito a liberdade de expressão. Que cada um possa falar o que quiser e tal. Porém, a gente se esquece de completar que o direito só é estendido a nós. Não é tão abrangente assim. Munimos-nos sorrateiramente da ideia do que vale é: falo o que quero, de quem quero, onde e como quero. É o que importa. Esse pensamento atrasado e imbecil é o que tanto nos atrasa.

E por que a frase do Boris Casoy repercute e dói tanto na gente? Simples, é porque somos hipócritas. Só isso. Dói porque não foi a gente quem a disse. Um anônimo pode assistir no Jornal Nacional sobre a tragédia da enchente em Angra dos Reis e sair correndo para o twitter e postar: “pobre vive dizendo que não tem nada, vem à enchente e diz que perdeu tudo. KKKKKK”. Logo receberá em seguida comentários e mais KKKs. Infelizmente nem todos têm o mesmo direito. Um famoso tem que se policiar quanto ao que diz e faz, para que suas besteiras não o coloquem em desgraça. Inclusive com os próprios fãs.

Então, nesse parágrafo escrevo em letras garrafais: LIBERDADE DE EXPRESSÃO É UTOPIA. Aqui no nosso país, com mentes tão medíocres, a realidade é outra. É pura, e simples, HIPOCRISIA. Todos nós somos, mas ninguém fala nada. E só saímos do nosso asqueroso esconderijo quando flagrados.

Finalmente, digo, eu que escrevo esse artigo sobre um assunto que não me diz respeito sou um hipócrita, você que leu, esperando lenha no Boris Casoy, é hipócrita e, todos que falaram são hipócritas. E assim o nosso país vai seguindo até que a Xuxa seja pega falando de um baixinho. Nosso bem aguardado novo escândalo.

*É estudante de Letras na Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Comentários

Claudemir disse…
Evitemos, por favor, as generalizações. Elas só obnubilam as idéias.

"Simples, é porque somos hipócritas. Só isso. Dói porque não foi a gente quem a disse. " (Fale por si, meu caro)

Não façamos crítica a pessoa do Boris (isso não nos compete), mas analisemos a sua ação. Uma ação pode ser analisada e qualificada como boa ou má, ou não?

Saliento abaixo alguns aspectos, que não encontrei no seu texto. Se você discorda deles, poderias argumentar o porquê?

1. A responsabilidade de alguém é diretamente proporcional ao cargo que esta ocupa e a consequencia da ação pode agravar sua culpabilidade. Ex.: Uma mesma mentira dita por mim não tem tanta repercusão e culpa que teria se fosse dita pelo presidente da república.

2. A mesma ação terá julgamentos diferentes. Tanto por causa de quem a pratica, bem como pela pessoa qua a recebe. Ex.: Se jogo um sapado no mendigo não serei tão culpado quanto ao jogar o mesmo sapato no presidente dos EUA.

Se estamos convencido disto, seu texto carece de sentido.

Atenciosamente,
Claudemir Leandro.
Anônimo disse…
Boris Casoy rasgou o diploma com tal atitude!
Boca de Caêra disse…
concordo que em nosso país a hipocrisia é uma realidade. porém há uma imensa diferença entre ter liberdade de expressão e outra bem distinta é afirmar tal atitude como desculpa ,cebosa, para proferir argumentos fascistas. não, isso não é liberdade de expressão, isso é crime! nenhum direito natural de existência nos dá a liberdade para humilhar pessoas por causa de seu trabalho, ou de qualquer outra coisa que seja. verdades tem que ser expostas, e ridicularizar trabalhadores não é o mesmo que "garantir" direitos "iguais".

em nosso país, os pobres só tem o direito e o dever de permanecer calado até que os matem ou os prendam, enquanto os burgueses arrotam suas idiotices nos monopólios comunicativos. garanto que se fosse os garis que ridicularizassem o apresentador, eles no minimo estariam sendo processados.

agora, dizer que isso acontece por pura HIPOCRISIA, é no mínimo rídiculo, pois hipocrisia de verdade é alegar que uma fala dessa natureza seja natural e que o "povo é assim mesmo."
Wenndell Amaral disse…
Zema, camarada, porque liberdade de expressão é utopia? Só por conta da hipocrisia. Bom, falo assim sem querer minimizar essa coisa infame, mas acho que é extremismo demais afirmar dessa forma.

Compreendo que há sim liberdade de expressão hoje, e que ela é exercida, de maneira capenga, mas de qualquer forma é. A questão é que o brasileiro ainda pouco sabe usa-la e diferenciar opiniões de percepções e julgamentos precipitados, logo caem em cima de qualquer coisa e de qualquer jeito, talvez pela falta do que fazer. Pouco importa.
Claudemir disse…
Por que o autor do tópico não busca responder as perguntas suscitadas?

Há mais preocupação em ventilar questões ou em buscar a verdade?

Att,
Claudemir Leandro.
Claudemir disse…
Por que o autor do tópico não busca responder as perguntas suscitadas?

Há mais preocupação em ventilar questões ou em buscar a verdade?

Att,
Claudemir Leandro.
dallas-diego disse…
Boris Casoy rasgou o diploma com tal atitude!