Exposição sobre Quilombolas em Maceió

Está aberta desde terça-feira, 12, no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), a exposição mostra, por meio de fotos, textos, mapas, painéis e legendas, o que muitos brasileiros desconhecem: a atual situação das comunidades quilombolas e os diferentes tipos de territórios de matriz africana.

“Após mais de um século da sanção da Lei Áurea pelo regime imperial, a historiografia e o sistema brasileiro ainda associam ao povo afrobrasileiro a imagem da escravidão e se referem aos quilombos como um fato histórico do passado, negando sua historicidade e territorialidade”, escreveu o pesquisador Rafael Sanzio para a exposição fotográfica Quilombolas: Tradições e Cultura da Resistência.

O registro fotográfico inédito, realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano, em negativo convencional preto e branco, tratado digitalmente, é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil. A mostra já passou por 15 cidades brasileiras e oito da América Latina. Entre os registros do fotógrafo André Cypriano, destaque para um painel com seis fotografias, no formato 50 cm x 75 cm, que retratam o olhar cheio de vida de negras quilombolas. Destaque também para as práticas religiosas distribuídas em todas as comunidades.

A exposição Quilombolas: Tradições e Cultura da Resistência está aberta ao público de terça a sexta das 8h às 17h; quarta das 8h às 21 e sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone: (82) 3315-7874.

Fonte: Secretaria do Estado da Cultura de Alagoas - SECULT

Comentários