Programa Mesa Z

Desde sua estreia, o programa Mesa Z (ZUMBI!) só cresce. Todos os convidados que compareceram ao estúdio da Rádio Zumbi FM nas manhãs de sábado e responderam os questionamentos do grupo, foram de suma importância, prestando esclarecimentos e informações para a população palmarina. A cada sábado o quadro de entrevistadores vai ganhando experiência e, através participação do ouvinte com sugestões e críticas, está sendo moldado um programa democrático, ético, cultural e prestativo.

Uma breve retrospectiva das entrevistas

No dia 09 de janeiro o programa estreou tendo como convidado o vereador por União dos Palmares Manoel Feliciano (PT-AL). Em seguida recebemos Lindolfo Cabral, membro da comissão da Festa da Padroeira Santa Maria Madalena e responsável pelas "mesas da festa". Quem escutou esse programa, no sábado 16/01/2010, lembra que Lindolfo afirmou de maneira objetiva e clara nos microfones da rádio que nenhum vídeo político seria veiculado na praça durante os festejos de Santa Maria Madalena. Afirmou e aconteceu exatamento o contrário, pois no último dia da festa foi exibido um vídeo chamado "institucional", mas que de instituição só tinha a publicidade do executivo estadual e municipal. Continuando, recebemos no sábado seguinte, Manoel Simeão, vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de União dos Palmares e José Francelino, membro da Diretoria da referida entidade.

No dia 30 de janeiro, a equipe de entrevistadores recebeu a Sra. Meire, Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Elson Davi, Secretário Municipal de Cultura. A primeira convidada discorreu sobre a questão das eleições para o cargo de Conselheiro Tutelar. O Secretário de Cultura inicialmente fez uma explanação de seu primeiro ano na pasta e relembrou algumas realizações nesse interim. O Tempo Moderno questionou o projeto da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, de autoria do executivo municipal, que segundo apuramentos nossos, o conteúdo foi de certa forma copiado de outras leis já vigentes em cidades como Salvador/BA, fato confirmado pelo secretário, apesar da grande diferença na realidade cultural entre os estados e as cidades.

O Tempo Moderno também solicitou explicações acerca da reforma da Casa Jorge de Lima, que aconteceu no segundo semestre do ano que passou. Durante a reforma uma sacada de janela existente na fachada do prédio foi retirada, infrigindo assim as leis que regem a questão do tombamento e administração dos bens históricos, as quais prevêm até punição pecuniária para o responsável.

O Ofício nº 01/2009 enviado pelo Tempo Moderno à Secretaria Municipal de Cultura solicitando explicações e informações daquele braço do executivo palmarino também foi ponto de discussão. É sabido que o referido ofício nunca foi respondido, sequer houve justificativa oficial. O secretário afirmou que não respondeu o Ofício porque lhe foi dada a alternativa de responder pessoalmente ao Tempo Moderno quando um representante do blog comparesse nas dependências da repartição. O que o secretário esqueceu foi que o essa alternativa vinha depois de duas principais: aguardaríamos a responda via e-mail (meio fácil, rápido e prático) no prazo de 10 dias ou que fosse entregue resposta por escrito a qualquer integrante do blog, os quais são de fácil localização, matêm endereços fixos e trabalham em locais de conhecimento público. De qualquer forma o secretário finalmente e depois de quase um ano afirmou que irá responder o Ofício, e solicitou que um representante do Tempo Moderno comparecesse ao gabinete da secretaria de cultura para tratar dos assuntos que tinha como objeto o referido ofício.

Por fim, o Secretário ainda deu uma notícia em primeira mão aos ouvintes do Mesa Z. Segundo o secretário, a prefeitura alugou o prédio onde já funcionaram as extintas casas de shows "Bovino´s" e "Fresh Dance". No local passará a funcionar o Centro Cultural Quilombola, prometendo realizar iniciativas voltadas a todos os moradores do bairro Roberto Correia de Araújo, visando descentralizar as alternativas culturais no município.

No dia 06 de fevereiro, o Mesa Z teve um dia histórico, recebendo como entrevistado o advogado e pré-candidato a Deputado Estadual Josivaldo Ramos. Tambérm participaram do programa Geane Lopes - Diretora da Casa do Pobre, Marciângela Gonçalves - Presidente do PSOL de União dos Palmares e Samuel Soares. Clique aqui e leia mais sobre esse programa no blog Acorda União.

No sábado seguinte, o Mesa Z contou com o historiador e ex-secretário de cultura Paulinho Sarmento, o folião Antonio Matias, símbolo do carnaval de União dos Palmares e fundador do "Bloco Futuca - Só Vai Quem Chupa, Mole Não Entra", além do radialista e diretor da Rádio Zumbi Sílvio Sarmento discorrendo sobre o também tradicional "Bloco A Franga da Madrugada". Leia mais sobre esse programa no blog A Terra da Liberdade.

O programa do último sábado, dia 20 de fevereiro, teve como tema "Industria, Comércio e geração de empregos", recebendo Rodrigo Daniel de Almeida - Diretor da empresa São Domingos Indústrias (SDI). Também foi convidado e confirmou presença o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de União dos Palmares, José Mendes de Amorim, contudo sua presença foi descartada de última hora.

Próximo Mesa Z

Neste sábado dia 27 de fevereiro, o grupo de entrevistadores receberá parte da Diretoria da Associação Municipal dos Estudantes Universitários e Técnicos de União dos Palmares (AMES), Jailton Cavalcante - Presidente, e os 1º e 2º Tesoureiros, Wenndell Amaral e Dallas Diego Moreira. O tema é o Movimento Estudantil em União dos Palmares, focalizando as atividades da AMES.

Não perca o Programa Mesa Z, todos os sábados a partir das 11 horas da manhã. Você poderá participar através do telefone 3281-2314 ou do e-mail radiozumbifm@hotmail.com

Comentários